No Sul do país, a semana vai terminar com tempo firme devido à presença de uma massa de ar seco e frio.
Nesta sexta-feira (12), a ocorrência de geadas será menos provável com o gradual aumento das temperaturas, incluindo as áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, partes de Goiás, sul do Tocantins, nordeste do Mato Grosso e sul do Pará, uma massa de ar seco, porém quente, manterá o tempo estável.
Nas demais áreas do Brasil, esperam-se pancadas de chuva, especialmente nas regiões mais ao norte, como Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical.
No Nordeste, uma frente fria chegará provocando pancadas isoladas de chuva com baixos volumes na metade leste da Bahia.
Previsão do tempo para os próximos dias
Nos próximos dias, o tempo firme predominará na maior parte do centro-sul do país, favorecendo as atividades agrícolas, como semeadura das culturas de inverno e colheita do café.
Até o dia 17 de maio, é esperada pouca chuva no Nordeste. Embora haja possibilidade de pancadas isoladas na Bahia, Piauí e oeste de Pernambuco, áreas mais afetadas pela falta de chuva, essas precipitações serão insuficientes para reverter a situação, mesmo com a atuação consecutiva de uma frente fria ao longo da costa da região.
Os maiores acumulados nos próximos cinco dias devem ocorrer entre o Amazonas e Roraima, com volumes em torno de 70 milímetros.