Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão do tempo indica chuva forte com chance até de granizo nesta 6ª

Enquanto isso, em boa parte do Rio Grande do Sul, começa a esquentar bastante e o estado deve registrar o pico de calor nos próximos dias

Nuvem de chuva sobre área rural
Veja quais estados terão chuva nesta sexta-feira. Foto: Agraer

Sul

O tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul, por conta do avanço de uma massa de ar mais seco. Como o céu fica praticamente sem nuvens, as temperaturas sobem rapidamente. Aliás, começa a esquentar bastante no Rio Grande do Sul, sendo que o pico de calor será na segunda-feira.

Os temporais, no entanto, aumentam no sul e oeste do Paraná e do leste de Santa Catarina, passando pelo Vale do Itajaí, Florianópolis e Curitiba. Ressalta-se que essas chuvas são intensas no norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, ocorrendo a maioria delas à tarde e à noite, sendo que apenas no sudoeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina a chuva acontece a qualquer momento.

Sudeste

A chuva ocorre em toda a região, na forma de temporais intensos, com raios e rajadas de vento durante os períodos da tarde e da noite, além de potencial para queda de granizo. Tudo isso após um meio de tarde com bastante calor.

A intensidade mais forte ocorre do estado de São Paulo ao sul do Espírito Santo, passando por todo o Rio de Janeiro, metade sul de Minas Gerais, nas capitais do Rio, de Minas Gerais e de São Paulo. Nessas áreas os volumes de chuva são elevados, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra, mas não se descartam danos nas demais localidades.

Centro-Oeste 

Sexta-feira com pancadas fortes de chuva no decorrer do dia em parte de Mato Grosso do Sul, com raios, ventos e condições para granizo, pela influência do calor e da alta umidade que vem da Amazônia, além da área de baixa pressão atmosférica.

Já em Goiás e em Mato Grosso, a chuva ocorre mais nos períodos da tarde e da noite, na forma de temporais isolados, com raios e rajadas de vento, além de eventuais quedas de granizo. Salienta-se que mesmo com as condições de tempo instável, no meio da tarde faz bastante calor entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Nordeste 

As pancadas de chuva ocorrem em mais áreas, desde o leste e sul baiano até o Rio Grande do Norte, passando por grande parte do Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco. As chuvas com intensidade maior, com rajadas de vento, raios e eventuais quedas de granizo estão previstas em pontos isolados do do Maranhão, Piauí e em áreas da Bahia que fazem divisa com Minas Gerais. Vale ressaltar que a chuva vem mais no período da tarde.

Por outro lado, o tempo fica firme do centro ao oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí, com calorão e baixa umidade do ar no meio da tarde.

Norte

Com tempo firme na maior parte de Tocantins e no sudeste do Pará, com destaque para as altas temperaturas e a baixa umidade do ar no meio da tarde. Já na maior parte da região, chove ao longo do dia, na forma de temporais, devido ao calor e à alta umidade, e mais o Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN).

Além disso, no Amapá e no norte do Pará, ainda tem a atuação da Zona de Convergência Intertropical, que ajuda na formação de nuvens carregadas nessas áreas. Os maiores acumulados de chuva nesse dia ocorrem no centro ao norte do Amazonas e do Pará e nos estados de Roraima e do Amapá, mas não se descartam demais danos nas demais localidades.

Sair da versão mobile