Tempo

Previsão do tempo: veja onde vai chover forte nesta terça-feira

Em relação às temperaturas, a grande mudança acontece na região Sul, que deve registrar uma grande amplitude térmica no segundo dia do verão

Com apoio de

Sul

O destaque desta terça-feira será a grande amplitude térmica no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e na serra catarinense. Isso acontece por causa do avanço de uma região de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas e deixa manhãs mais frias e tardes quentes.

A chuva também diminui em relação aos últimos dias e fica restrita ao litoral norte de Santa Catarina, leste, centro e norte do Paraná, de forma isolada, passageira e com menores volumes acumulados. A Marinha alerta para ressacas na costa gaúcha nas primeiras horas do dia.

Sudeste

Ventos que sopram a mais ou menos 2 e a 10 quilômetros de altura ajudam a formar nuvens carregadas sobre a maior parte do Sudeste. Ainda nesta terça, uma área de baixa pressão atmosférica na costa e uma frente fria afastada no oceano organizam as instabilidades. Há previsão de pancadas de chuva com trovoadas e acumulados expressivos em São Paulo, Rio de Janeiro e oeste, noroeste e sul de Minas Gerais.

Numa faixa que vai desde o sul paulista até o Grande Rio, a chuva pode acontecer a qualquer hora do dia e o tempo fica mais fechado. Além disso, a temperatura já cai nessa área, em relação aos últimos dias. Ventos sopram com até 60 km/h no litoral.

Centro-Oeste

A previsão é de chuva mais volumosa sobre o Centro-Oeste, em Mato Grosso, oeste e sul de Goiás e no leste de Mato Grosso do Sul. Em outras áreas da região, as pancadas vêm com acumulados mais modestos e de forma mais isolada.

Isso acontece por causa da atuação de um corredor de umidade da Amazônia e também pela atuação de instabilidades tropicais, associadas à Alta da Bolívia.

Mesmo com a chuva, a sensação ainda é de abafamento. Apenas em áreas de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai é que a condição para chuva é menor.

Nordeste

O reposicionamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis vai permitir mais aberturas no tempo no Nordeste. Há condição para sol entre poucas nuvens, temperaturas em elevação e umidade relativa do ar mais baixa desde o nordeste do Maranhão até o Rio Grande do Norte e do interior da Paraíba até o centro da Bahia. Em outras áreas há previsão de chuva em forma de pancadas de forma passageira.

Norte

As condições de tempo pouco mudam sobre a região Norte, que segue sob o domínio de instabilidades tropicais. As áreas com chuva mais pesada, trovoadas e volumes mais expressivos continuam concentradas em áreas mais ao sul. Desta vez, destaque para o sul do Amazonas e Rondônia, que podem ter chuva mais pesada.