Tempo

Previsão do tempo: fim de semana ainda será de frio e chuva em parte do país

De acordo com a Somar Meteorologia, em áreas do Sudeste pode chover até 100 milímetros, elevando o potencial para transtornos

frio clima inverno previsão do tempo
Previsão do tempo para este fim de semana. Foto: Pixabay

Sábado, 22

Sul

Ainda chove na madrugada e na manhã entre o leste de Santa Catarina e o Paraná, por causa da umidade que sopra do mar, mas as instabilidades rapidamente se afastam e, aos poucos, o tempo volta a abrir. Por outro lado, sol predomina no Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e oeste, centro, norte e sul do Paraná.

Ao mesmo tempo, uma massa de ar polar avança e mantém o dia bastante frio nos três estados, com formação de geadas amplas ao amanhecer no Rio Grande do Sul, na serra catarinense e no sul do Paraná. Tem previsão de rajadas de vento na casa dos 50 km/h entre Santa Catarina e Paraná, e mesmo durante a tarde a sensação térmica será bastante baixa. A agitação marítima diminui na costa.

Sudeste

Uma área de baixa pressão atmosférica no oceano e ventos que sopram a mais de 10 km de altura e que atravessam a América do Sul mantêm o dia úmido e instável na região. Além disso, a frente fria avança e atua entre Espírito Santo e áreas da Zona da Mata mineira. Atenção ao litoral paulista e Costa Verde, onde, pelo segundo dia consecutivo, tem condição para volumes acima dos 100 mm e elevado potencial para transtornos, como deslizamentos de terra, devido ao solo já encharcado. A chuva também pode ser expressiva, mas com acumulados mais baixos, no centro e leste de São Paulo, oeste e centro do Rio de Janeiro e sul e zona da Mata de Minas Gerais. Volta a chover no Espírito Santo com queda das temperaturas. Só não chove no norte mineiro, em áreas que fazem divisa com Goiás e Bahia, e no extremo oeste paulista, divisa com Mato Grosso do Sul.

Atenção às baixas temperaturas tanto pela manhã como à tarde, e o sábado promete ser um dos dias mais frios da semana. Tem previsão de vento forte de até 70 km/h no litoral do Espírito Santo e de até 50 km/h nos litorais paulista e fluminense, o que piora ainda mais a sensação térmica.

Centro-Oeste

Uma massa de ar de origem polar mantém o tempo firme e com formação de geadas no sul de Mato Grosso do Sul ao amanhecer. Ventos sopram do quadrante sul e a presença de uma frente fria entre o Centro-Oeste e o Sudeste deixam condição para alguma nebulosidade em Goiás e Distrito Federal, porém sem chuva. As temperaturas ficam mais amenas em toda a região, com sensação de frio pela manhã e também no período da tarde.

Nordeste

Não tem previsão de chuva em praticamente nenhuma área da região, com exceção do litoral do Maranhão e Piauí, de forma breve e passageira, e também, durante a noite, na região de Porto Seguro, sul da Bahia.

As temperaturas voltam a subir até na Bahia, com a intensificação dos ventos de norte. Na costa leste entre Bahia e Rio Grande do Norte, seguem condições para rajadas na ordem de 50 km/h. No interior da região, atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar no período da tarde.

Norte

As áreas de chuva finalmente diminuem e se concentram, com trovoadas, no norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e norte do Amapá. As demais áreas ficam com tempo mais firme e apenas variação de nuvens. Atenção para friagem em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Domingo, 23

Sul

A condição para geada diminui, mas ela acontece na serra entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ventos úmidos que sopram do mar contra a costa deixam nuvens e eventual chuva fraca no litoral norte catarinense e na costa do Paraná, mas outras áreas da região ficam sem chuva. Ventos sopram nos três estados com até 50 km/h.

Sudeste

Com o deslocamento de uma frente fria na altura do Espírito Santo, a nebulosidade aumenta, a chuva passa a ser mais frequente e o céu fica encoberto em todo o território capixaba. Tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia também no litoral do Sudeste, na região do Vale do Paraíba e no leste mineiro. Chuva mais expressiva acontece entre o sul do Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro. Na costa capixaba, as rajadas de vento podem chegar a 70 km/h. No sul e centro de Minas Gerais, a chuva é isolada e alterna com períodos de melhoria. Na maior parte do interior paulista e oeste e norte de Minas Gerais, tempo fica firme e frio. Na capital paulista, o tempo segue encoberto e frio, mas a chuva começa a diminuir, aliás, teremos mais nuvens do que chuva em toda região metropolitana de São Paulo.

Centro-Oeste

Não há previsão de chuva em nenhuma área da região e o frio vai se espalhando mais pelo Planalto Central. Porém, já diminui no sul de Mato Grosso do Sul e a condição para geadas já não existe. O ar volta a ficar bem seco no período da tarde em todo o Brasil central.

Nordeste

A aproximação de uma frente fria entre o Espírito Santo e o sul da Bahia aumenta as rajadas de vento, que podem chegar a 70 km/h no litoral baiano.

A chuva volta a se espalhar em forma de pancadas ao longo do litoral desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e também na costa do Maranhão. Demais áreas, tempo firme, e muito calor no oeste baiano, divisa com Tocantins. Aliás, todo o interior terá um dia quente, com baixa umidade relativa do ar.

Norte

A chuva começa a se espalhar também para a região de Belém (PA) em forma de pancadas isoladas e de baixo acumulado. O frio da manhã perde força na faixa sul.