Segunda-feira, 30
Sul
De acordo com as informações da Somar Meteorologia, a região ainda deve ter chuvas no início da semana, devido à atuação de uma frente fria associada a áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera. Os maiores acumuladossão esperados no norte do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e no sul do Paraná.
A chuva ainda pode vir acompanhada de trovoadas nos três estados, além de rajadas de vento moderadas e eventual queda de granizo.
As demais áreas da região podem ter pancadas isoladas de chuva. Somente no sul gaúcho o tempo firme predomina.
- Veja como fica a umidade no solo na sua região até o dia 3 de dezembro
- Confira quais estados e regiões terão chuva acima da média em dezembro
Sudeste
O tempo instável migra em direção ao estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, e nas regiões fluminenses de Médio Paraíba e Costa Verde. Para essas áreas, fica o alerta para temporais isolados, rajadas de vento variando de moderada a forte intensidade e eventual queda de granizo, principalmente durante a tarde.
Chove de forma rápida e isolada também no Espírito Santo, devido à umidade que vem do oceano, associada a áreas de instabilidade em altitude.
Nas demais regiões do Sudeste, o tempo firme predomina. Em todas as áreas, a sensação de abafamento segue cada vez mais presente.
Centro-Oeste
Há previsão de chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul e no oeste e norte de Mato Grosso. Isso ocorre devido a um sistema de baixa pressão atmosférica no norte do Paraguai, que se combina à alta disponibilidade de calor e umidade.
Não estão descartados temporais isolados nessas áreas, assim como eventual queda de granizo.
No centro-leste de Mato Grosso, o tempo firme predomina, assim como no norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal.
Nordeste
Em boa parte da região, será mais um dia quente e com tempo firme. A previsão de chuva isolada se concentra no centro-norte do Maranhão, no Piauí e em todo o Ceará, assim como no litoral da Bahia e em Alagoas. O tempo seco e quente predomina nas demais áreas.
Norte
A semana inicia ainda com tempo firme no Tocantins, mas com chuva e temporais predominando nas demais áreas da região. Os maiores acumuludos devem ser registrados em Roraima e
Amazonas.
Terça-feira, 1º
Sul
Um sistema de baixa pressão atmosférica se forma na costa do Paraná e mantém o tempo instável. No primeiro dia de dezembro, fica o alerta para chuva forte e temporais por todoo estado, especialmente na Grande Curitiba. Há risco de ventania, alta atividade elétrica e eventual queda de granizo.
Temporais também ocorrem em Santa Catarina, mas com menores volumes, em comparação ao estado vizinho.
No Rio Grande do Sul, o dia começa com chuva no centro-norte do estado, mas que já perde força com o passar da tarde. O tempo fica firme na Campanha, Fronteira Oeste e sul gaúcho.
Sudeste
Destaque mais que especial para os fortes temporais previstos em São Paulo e sul de Minas Gerais. A frente fria avança em alto mar e traz bastante umidade para essas regiões. A combinação de calor intenso e de dois sistemas de baixa pressão atmosférica – um entre o litoral de São Paulo e Paraná, e outro na altura de Mato Grosso do Sul – favorece a formação de nuvens carregadas e fortes pancadas de chuva, principalmente durante a tarde.
Há grande risco de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento variando de moderada a forte intensidade. Além disso, pode haver transtornos causados pela forte chuva.
Chove também no Rio de Janeiro e região central de Minas Gerais, mas com menor intensidade, em comparação às demais áreas do Sudeste. O tempo permanece muito firme no norte mineiro e no Espírito Santo.
Centro-Oeste
Dezembro começa com fortes temporais previstos para Mato Grosso do Sul, devido à combinação entre calor, umidade e um sistema de baixa pressão atmosférica. Juntos, esses fatores favorecem a formação de nuvens carregadas e fortes pancadas de chuva, principalmente durante a tarde.
Chove também no oeste e sul de Mato Grosso, mas com menor intensidade se comparado ao estado vizinho. Nas demais áreas mato-grossenses, o tempo firme predomina, assim como em Goiás.
Nordeste
Pouca coisa muda no padrão de tempo neste início de dezembro. A chuva se concentra entre o centro-norte do Maranhão, Piauí e toda a extensão litorânea do Ceará à Bahia. Nas demais áreas, o tempo firme predomina e os níveis de umidade relativa do ar seguem baixos durante a tarde.
Norte
O tempo instável predomina em grande parte da região, devido à combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera. Destaque para a região entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), onde os temporais ocorrem com maior intensidade.
Tempo quente e bastante seco está previsto somente para o Tocantins.