Com apoio de
Sul
A primavera começa, e o dia já não será tão frio quanto os anteriores. Uma massa de ar seco e frio vai se deslocando pelo oceano e, com isso, as temperaturas voltam a subir devagar. Não há previsão de geadas ao amanhecer.
No Rio Grande do Sul e no centro, sul e leste de Santa Catarina, o tempo fica firme, apenas com algumas nuvens. Por outro lado, o Paraná e o oeste catarinense podem ter pancadas de chuva isoladas e de baixo volume acumulado, intercaladas a períodos de melhoria.
A Marinha mantém alerta de ressaca, de Florianópolis ao norte de Santa Catarina, com ondas de até três metros de altura, mas a condição já diminui no Rio Grande do Sul.
Sudeste
Ainda há um sistema frontal praticamente parado no oceano, na altura do Rio de Janeiro. O sistema organiza um corredor de umidade da Amazônia e, em sua retaguarda, vem uma região de alta pressão atmosférica pelo oceano, que joga ventos úmidos do mar contra a costa. Tudo isso vai deixar o dia fechado e com chuva na região.
Destaque para chuva pesada e volumosa, com trovoadas, no norte e leste paulista, todo o Rio de Janeiro, sul e zona da Mata de Minas Gerais e sul do Espírito Santo, com volumes que podem alcançar 100 milímetros. Nessas áreas, os ventos chegam a até 60 km/h. Por conta do solo já molhado dos dias anteriores, aumenta o potencial para alagamentos e deslizamentos.
A Marinha emitiu aviso de ressaca para os litorais paulista e fluminense até o Cabo de São Tomé, com ondas de até três metros de altura.
Centro-Oeste
Em Brasília, pode voltar a chover após 126 dias consecutivos de tempo seco. Isso porque instabilidades se organizam pelo Brasil central, a partir de um sistema frontal praticamente estacionado no oceano, e que conta com ventos em diferentes níveis da troposfera.
Tem chuva com trovoadas e até mesmo granizo eventual em Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. No norte de Mato Grosso, o volume esperado é mais expressivo. Somente o extremo norte goiano é que ainda não tem chuva.
As temperaturas máximas caem por conta do tempo mais nublado.
Nordeste
Um vórtice ciclônico de altos níveis se forma e organiza áreas de instabilidade na faixa leste da região. Assim, tem previsão de pancadas de chuva isoladas e com baixo acumulado no litoral da Bahia, Alagoas, Sergipe e Recife.
Enquanto isso, nas demais áreas, o tempo segue bastante seco e quente, e a chuva ainda não deve retornar tão cedo.
Norte
O início da primavera terá fortes temporais em Rondônia, Acre, oeste do Amazonas e sudoeste do Pará. Os volumes de chuva ficam mais altos no sul do Amazonas e no norte de Rondônia, inclusive em Porto Velho. Em Roraima, Amapá e restante do Pará, a chuva ocorre de maneira mais rápida e pontual. Já o Tocantins segue com tempo seco e quente e, por enquanto, sem perspectivas de mudanças.