Os temporais com potencial para queda de granizo ganham mais força nesta sexta-feira, 23, em grande parte do Brasil. No Centro-Oeste, duas áreas de baixa pressão são responsáveis pelos temporais: uma em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. e outra na divisa entre Mato Grosso, Goiás e Tocantins. São esperados grandes volumes de chuva, principalmente em Mato Grosso e na metade sul de Mato Grosso do Sul e de Goiás, incluindo todas as capitais da região.
No Sudeste, o risco para granizo é menor, e os maiores volumes de chuva ocorrem no oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte do Espírito Santo. Na região Norte, os maiores volumes atingem novamente Rondônia, Amazonas e sudoeste do Pará. No Nordeste, onde não haverá temporais, são esperados volumes de chuva expressivos no litoral sul da Bahia e entre Natal e Recife.
No Sul, os maiores volumes ficam concentrados na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O tempo é firme do norte do Rio Grande do Sul até parte do Pará e sertão nordestino. Os ventos chegam a 50 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, no Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.
Fim de semana
Os temporais ganham mais força durante o fim de semana. No sábado, 24, atingem principalmente o norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro, com grandes volumes, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Temporais também podem ocorrer em toda a região Sudeste, Mato Grosso do Sul, Goiás e entre Mato Grosso, Pará e Amazonas. Entre domingo, 25, e segunda-feira, 26, a chegada de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical aumenta a condição para pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Não se descarta a chance para temporais, volumes mais expressivos e rajadas de vento que variam de moderada a forte intensidade, e podem ultrapassar 60 km/h em alguns pontos.