Prepare-se para o frio intenso! Uma poderosa frente fria está a caminho do Brasil e pode trazer a primeira geada do ano para algumas regiões do país.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
No Sul, a frente fria já começa a influenciar o tempo a partir de quarta-feira (20), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Há previsão de chuva forte, temporais e rajadas de vento.
Na sexta-feira (22), uma massa de ar frio avançará sobre o Rio Grande do Sul e as áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, trazendo frio. Por esse motivo, as temperaturas mínimas podem oscilar em torno dos 6°C na região da campanha gaúcha.
No sábado (23), as temperaturas caem drasticamente, com mínima de 4°C nas serras gaúcha e catarinense. Existe a possibilidade de geada fraca em pontos mais altos da região.
Antes do frio, chuvas
Além da queda nas temperaturas, a frente fria também traz um aumento na ocorrência de chuvas, principalmente nas áreas do Sul e Sudeste do Brasil.
Na quarta-feira (20), a chuva pode atingir até 100 milímetros (mm) em áreas do sul do Rio Grande do Sul. Existe a possibilidade de temporais, acompanhada de queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h.
Já na quinta-feira (21), os temporais deverão se estender para áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Na sexta-feira (22) e no sábado (23), uma frente fria avançará pelo leste da Região Sudeste. Essa frente fria pode resultar em volumes de chuva em torno de 70 mm em muitas áreas.
Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, podem registrar chuvas ainda mais intensas, com volumes superiores a 100 mm por dia.