Tempo

Qual é a previsão do tempo para hoje?

Há alerta máximo para alagamentos e inundações. Saiba onde

Diversas áreas de instabilidade espalham condições favoráveis aos temporais nesta quinta-feira (24). De acordo com a previsão do tempo divulgada pela Climatempo, duas áreas de baixa pressão atmosférica irão atuar ao decorrer do dia. A saber, elas devem aparecer sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

+ Primavera brasileira seguirá sob influência de La Niña

Segundo a previsão do tempo para hoje, uma das pressões atmosféricas surgirá — em superfície — entre a costa do Rio de Janeiro e de São Paulo. A outra será entre Minas Gerais e Goiás, a 1,5 quilômetros de altitude.

Além das duas áreas de baixa pressão atmosférica, um corredor de umidade, cavados meteorológicos e a própria combinação de calor e alta umidade, além da borda de um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN) influenciam no tempo sobre o Brasil nesta quinta-feira.

Dessa forma, há alerta máximo para chuva forte e volumosa para cinco áreas do estado do Rio de Janeiro: Serra Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), Costa Verde, Médio Paraíba e Norte Fluminense. Ou seja: vai chover em boa parte do estado fluminense.

A previsão do tempo para hoje indica, nesse sentido, que vai chover forte em outros pontos do Sudeste. A saber, essa condição climática é aguardada, na região, para os seguintes pontos:

  • Nordeste e leste paulista;
  • Todo o estado do Espírito Santo;
  • Centro, norte, sul e leste de Minas Gerais.

Previsão do tempo para hoje: chuva, trovoadas, granizo e ventania

trovoadas - pixabay - trovões
Foto: Pixabay

O Sudeste, contudo, não será a única região a encarar acumulados de água. Isso porque a chuva forte para esta quinta-feira também está prevista para o norte de Goiás, o Distrito Federal, o sul do Tocantins,  nordeste de Mato Grosso e sudeste do Pará. Ou seja: essa condição climática estará presente, ao menos pela previsão do tempo, sobre o Centro-Oeste e o Norte do país.

Nessas áreas, a chuva não estará, todavia, sozinha. Conforme boletim da Climatempo, há alto potencial para registros de trovoadas, queda de granizo e ventania (que chegará aos 80 quilômetros por hora). Esses fenômenos estarão concentrados no período da tarde nestas áreas.

Alerta máximo para risco de alagamentos e inundações

milho embaixo da água - alagamentos - são joão - paraná
Foto: Fernando Dagios/arquivo pessoal

Com volume alto de acumulados de água, há alerta máximo para transtornos como alagamentos e inundações. As chuvas são mais isoladas, mas sem descartar temporais nas demais áreas da região Norte, no sul do Piauí e do Maranhão e também sobre o estado de São Paulo. Em Rondônia e em Roraima também tem, por exemplo, previsão de acumulados elevados, com raios e rajadas de vento.

O tempo firme também tem sua vez no Brasil. De acordo com a previsão do tempo para hoje, o avanço de uma massa de ar seco deixa o céu claro. Não há, entretanto, chances de chuva e com temperaturas altas durante a tarde no Rio Grande do Sul, do oeste ao sudeste de Santa Catarina e centro-oeste do Paraná, em quase todo o estado de Mato Grosso do Sul e também entre o leste do Maranhão até o Rio Grande do Norte.

O ar mais seco provoca grande amplitude térmica e queda na umidade relativa do ar, com valores abaixo de 30% nestas áreas. No extremo oeste de Mato Grosso do Sul e em parte do Pantanal, a umidade fica ainda mais baixa, inferior aos 20%.

__________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.