A chuva ganha ainda mais força sobre o Brasil nesta quarta-feira (28). Nesse sentido, há amplo potencial para temporais e altíssimos volumes de chuva em São Paulo, nos três estados da região Sul e em parte de Minas Gerais (centro-sul e Triângulo).
+ Chuvas em Minas Gerais: 13 mortes e um desaparecido
De acordo com a previsão do tempo para hoje divulgada pela Climatempo, o dia também será de temporais em pontos de outros oito estados:
- Parte de Mato Grosso do Sul;
- Leste e nordeste de Mato Grosso;
- Pará:
- Amapá;
- Goiás;
- Parte do Tocantins;
- Rio de Janeiro (serra e oeste fluminense); e
- Maranhão.
Em cidades dessas áreas há, além disso, potencial para volumes de mais de 100 milímetros (mm).
ZCAS e mais temporais
Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma desde o Amazonas até São Paulo e Minas Gerais. Ela também vai atuar, segundo a previsão do tempo para hoje, sobre Mato Grosso, Goiás e o Rio de Janeiro. Nessa faixa do país, ela vai reforçar ainda mais os temporais e o alto potencial de transtornos com volumes elevados.
Frente fria, ciclone extratropical e granizo
Uma nova frente fria avança sobre o Sul, espalhando nuvens de chuva nos três estados da região. Segundo a equipe da Climatempo, a baixa pressão atmosférica ao longo do dia está mais na costa do Rio Grande do Sul, podendo ser definida como um ciclone extratropical.
Conforme destaca a empresa de meteorologia, esse ciclone extratropical dará origem a uma frente fria até o final do dia (como mencionado acima). Para amanhã, esse fenômeno vai se juntar a outra baixa pressão atmosférica, que estará presente na costa catarinense, tornando-se assim um único ciclone extratropical com frente fria associada.
“E por causa dessa formação de frente fria, da alta umidade e da corrente de vento em altitude (chamada de jato) são esperados ventos fortes pela região Sul, com rajadas de 50 a 70 quilômetros por hora (km/h), na média durante o temporal, podendo até superar esse valor, além de temporais e queda de granizo”, alerta a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo.
“Mas também tem possibilidade de granizo sobre parte do Rio Grande do Sul e de São Paulo, além de pontos do Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e no sul de Goiás” — Fabiene Casamento
“Vale salientar que o potencial maior para granizo é sobre Santa Catarina, o Paraná e Mato Grosso do Sul”, informa Fabiene. “Mas também tem possibilidade de granizo sobre parte do Rio Grande do Sul e de São Paulo, além de pontos do Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e no sul de Goiás”, complementa a meteorologista.
Previsão do tempo para hoje no Norte e Nordeste
No Nordeste, a chuva diminui e o sol aparece mais sobre parte do centro da Bahia e sudeste do Piauí. A instabilidade deve ser forte e concentrada nas faixas leste e norte da região.
A chuva deve ser mais forte e em forma de pancadas do litoral da Paraíba até o litoral de Alagoas, sobre o Ceará, parte do Piauí. A previsão do tempo para hoje reforça que há condições para temporais especialmente no Maranhão.
A influência da borda do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica ainda mais e traz bastante volume de água sobre áreas da região Norte. São os casos, por exemplo, do Pará e do Amapá.
_____
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.