O verão com neutralidade climática tem castigado as lavouras do Rio Grande do Sul. Depois de um inverno e uma primavera bastante chuvosos, novembro apresentou irregularidade na distribuição das chuvas.
Em dezembro, a situação se agravou ainda mais, principalmente no sul do estado. Cidades como Dom Pedrito, localizada no centro-sul, tiveram apenas um único episódio de chuva no mês todo, acumulando apenas 15 milímetros, sendo que a média para a época é de 122 milímetros.
Janeiro de 2020 também não foi muito diferente. Até choveu cerca de 80 milímetros, mas o volume ainda está 30% abaixo do esperado.
Para este fim de semana, há previsão de chuva no extremo sul do estado, mas os volumes não devem passar de 15 milímetros, o que não reverte a situação dos produtores gaúchos.
No sábado, 25, o predomínio ainda é de tempo firme em grande parte das áreas, com temperaturas em elevação. No domingo, 26, novamente a maior parte da região Sul contará com tempo firme e sem condição para chuva. Apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul é que uma região de baixa pressão dará condição para chuva. A temperatura continuará subindo gradativamente.
Na segunda-feira, 27, o destaque ficará por conta da chuva na faixa leste do estado. Essa condição se estenderá também para a faixa norte gaúcha.