A quinta-feira (22) será o último dia do inverno de 2022 no hemisfério sul. A partir das 22h04 (no horário de Brasília) terá início a primavera. De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, a transição de uma estação para outra será marcada por risco de geada, possibilidade de alagamentos, chegada de mais uma nova frente fria e registros de chuvas fortes.
+ Primavera vai começar com chuva, ciclone extratropical e frente fria
As chuvas fortes estão previstas, por exemplo, para o Centro-Oeste — incluindo o Distrito Federal. Na região Norte, elas devem ocorrer em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Momentos chuvosos também são aguardados para áreas do Sudeste e o litoral nordestino.
No Sul, o destaque meteorológico é o risco de geada. Além disso, a região sulista contará com o avanço de massa de ar polar, que será responsável por derrubar as temperaturas. Nesse sentido, uma nova frente fria avançará pela costa do Sudeste.
Risco de geada e mais
Abaixo, veja as condições de climáticas para cada uma das regiões do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta quinta-feira (22).
-
Sul: risco de geada e baixas temperaturas
O avanço da massa de ar polar vai derrubar as temperaturas a partir de quinta-feira. Portanto, o início da primavera já será de frio na região. Ainda chove na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A semana, contudo, termina com menos chuva. Por outro lado, o aumento do frio e o risco de geada por amplas áreas são aguardados.
-
Sudeste: nova frente fria
Uma nova frente fria se forma e avança pela costa da região. Nesse sentido, a previsão indica chuva bem volumosa em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo. Dessa forma, a virada de estação pode ser marcada por alagamentos e outros problemas no Sudeste.
-
Centro-Oeste: chuvas fortes
A quinta-feira será de alerta na região. Isso porque grandes volumes de chuva são previstos. Há, além disso, risco para chuva forte até mesmo em Brasília. As temperaturas entram em declínio na metade sul da região.
-
Nordeste: chuvas no litoral
Dia com chuva isolada apenas no litoral. Nas demais áreas nordestinas, o tempo continua seco e ensolarado. Os ventos persistem na região.
-
N0rte: chuvas fortes
A tendência é de chuva forte e volumosa no sul da região na quinta-feira. Ou seja: Rondônia, Acre e o sul do Amazonas devem ter temporais no decorrer do dia. Também chove nas demais áreas, mas de forma mais isolada.