Diversos

Risco de geada, frente fria e muita chuva; confira a previsão do tempo para o fim de semana

No Centro-Oeste, contudo, a umidade do ar segue comprometida, com preocupação para focos de incêndio

O frio terá vez no Brasil no decorrer do primeiro fim de semana de setembro. De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, a frente fria passará pelo Sudeste tanto no sábado (3) e domingo (4).

Para a região Sul, e mais precisamente no sul gaúcho, a previsão do tempo indica a possibilidade de formação de geada. Enquanto isso, a chuva é aguardada para ocorrer nos dois dias do fim de semana nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste.

No Centro-Oeste, no entanto, a expectativa climática para os próximos dias é diferente. A meteorologia indica que a umidade relativa do ar seguirá baixa, com risco para novos incêndios sendo questão de alerta.

Previsão com geada, frente fria e chuva

Veja, a seguir, a previsão do tempo para o primeiro fim de semana de setembro. As informações são da Climatempo.

Sábado (3): geada e frente fria

risco de geadas - geada
Foto: Pixabay
  • Sul

A massa de ar seco e frio deixa o tempo firme em todas as áreas. O sol aparece com variação de nuvens pela manhã, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), mas não há previsão de chuva. As temperaturas ficam baixas, o amanhecer é muito frio e há possibilidade de formação de geada no sul gaúcho.

O tempo fica firme também no oeste de Santa Catarina e no oeste e sul paranaense. Pode chover forte com raios e rajadas e vento na Grande Curitiba (PR), em Florianópolis (SC) e nos litorais catarinense paranaense.

  • Sudeste

A passagem de uma nova frente fria promete chuva ao estado de São Paulo, no litoral, na faixa sul e na capital paulista, onde a chuva está prevista para ocorrer à noite, assim como na Grande Rio.

Há condições de chuva também no sul fluminense. Em Minas Gerais, no Espírito Santo e nas demais áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo continua firme. Faz bastante calor na capital fluminense, em Vitória (ES) e em Belo Horizonte (MG).

Na Grande São Paulo, as temperaturas não se elevam tanto no período da tarde. Atenção: entre este sábado e domingo, a precipitação aumenta na costa paulista e sobre o estado fluminense, com previsão também de acumulados elevados e condições para alagamentos.

  • Centro-Oeste

Ainda há condições de chuva no sul de Mato Grosso do Sul, mas de forma isolada e mal distribuída, sem volumes expressivos. Em Mato Grosso e em Goiás, o tempo segue firme e seco, sem previsão de chuva. Nas demais áreas da região o tempo continua estável.

O sol predomina no Distrito Federal e na metade norte goianiense e aparece com poucas nuvens na metade sul do estado e no território mato-grossense. No estado sul-mato-grossense, há sol com variação de nuvens.

  • Nordeste

As instabilidades permanecem concentradas na costa leste, com os maiores acumulados sendo entre Salvador (BA) e Alagoas (CE). Nas demais áreas, a chuva é mal distribuída e isolada.

No interior do Nordeste, o tempo firme e seco predomina, as temperaturas são elevadas e os índices de umidade relativa do ar (UR) atingem níveis críticos.

  • Norte

Predomínio de tempo firme em grande parte do Pará, em Rondônia, em parte do Acre e no sudeste do Amazonas. Nas demais áreas da região, há previsão de pancadas de chuva, podendo vir com descargas elétricas, inclusive em Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Manaus (AM).

Domingo (4): risco de incêndios no Centro-Oeste

incêndios e estiagem deixam cidades de mato grosso do sul em situação de emergência - ascom cbm-ms
Foto: CBM-MS
  • Sul

A massa de ar polar mantém as temperaturas baixas, aumentando as áreas com previsão de formação de geada no Rio Grande do Sul, na madrugada e manhã do domingo, ficando de fora a região de Tramandaí, da Grande Porto Alegre e o extremo noroeste do estado.

Pode gear também na região de Campos Novos (SC). O tempo fica firme ao longo do dia em quase toda a região, contudo há possibilidade de chuviscos na capital e no litoral do Paraná.

  • Sudeste

A frente fria avança na altura da costa do Espírito Santo, provocando condições para chuva no litoral capixaba, em quase todo o estado fluminense, no litoral São Paulo e na capital paulista.

No Vale do Paraíba e em Resende (RJ), há possibilidade de chuviscos. As temperaturas declinam, ocorrendo frio nas capitais paulista e fluminense. Já em Belo Horizonte (MG) o calor persiste à tarde e em Vitória (ES), a temperatura não se eleva tanto.

Neste fim de semana tem previsão de chuva com volumes altos no litoral paulista e também por áreas do Rio de Janeiro, especialmente Costa Verde, Região Serrana e Grande Rio, que também terão chuvas significativas, com condições para alagamentos, em especial no domingo.

  • Centro-Oeste

O tempo firme predomina em todas as áreas da região. Não há previsão de chuva para nenhum estado. As temperaturas ficam em elevação no período da tarde e, mais uma vez, Cuiabá (MT) e Goiânia (GO) são as capitais mais quentes do Norte, no domingo. A umidade do ar segue comprometida os incêndios ainda são preocupantes.

  • Nordeste

A nebulosidade aumenta no litoral entre o Maranhão e Ceará, mas as possibilidades de chuva expressiva são baixas. Na costa leste ainda há instabilidades, mas a chuva perde intensidade. No interior da região, os índices de umidade permanecem em níveis críticos.

  • Norte

Chove em vários momentos do dia no noroeste e oeste do Amazonas e norte de Roraima, incluindo Boa Vista.  Já na capital paraense, Belém, as chuvas previstas são isoladas e passageiras.

Em Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), o tempo fica firme ao longo do domingo. E em Manaus (AM) e Macapá (AP), as pancadas de chuva podem vir com trovoadas.