Diversos

Roraima deve receber 150 mm de chuva; confira a previsão completa

Já no Centro-Oeste as projeções indicam temperaturas máximas de 34 ºC, enquanto as mínimas na região chegam novamente a 6 ºC

Confira a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil para esta quinta-feira (18) e veja como o clima irá impactar a produção agropecuária.

Sul

A previsão indica maior cobertura de nuvens no sul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina e Paraná, enquanto o restante das áreas terá tempo ensolarado. Não são esperados acumulados de chuva para o dia de hoje. No Rio Grande do Sul, a colheita do arroz irrigado está quase finalizada, atingindo 99% de conclusão.

No entanto, em algumas regiões, a produtividade tem sido irregular devido à variação de temperatura durante o período de crescimento e amadurecimento dos grãos, agravada pela falta de irrigação, o que impactou a qualidade dos grãos.

O clima está favorável para as atividades no campo, embora o frio ainda persista na região, com a possibilidade de ocorrência de geada apenas na serra catarinense.

Sudeste

Será um dia de estabilidade climática, sem previsão de chuvas na maior parte das áreas, com maior nebulosidade apenas na faixa litorânea.

É relevante destacar que o ar frio ainda permanece na região, resultando em temperaturas mínimas entre 2 ºC e 4 ºC em São Paulo, na região serrana do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com baixo risco de ocorrência de geadas fracas. Em Minas Gerais, a colheita do arroz está praticamente concluída, tanto nas lavouras de sequeiro quanto nas irrigadas, sem relatos de problemas fitossanitários ou climáticos.

A expectativa é de uma safra 21,2% maior em comparação com o ano anterior. Em São Paulo, a colheita também já foi finalizada.

Centro-Oeste

Haverá predominância de tempo ensolarado na maior parte das regiões, com possibilidade de chuvas de até 10 mm no extremo nordeste de Mato Grosso.

Vale ressaltar que o ar frio persiste na faixa sul da região, resultando em temperaturas mínimas entre 6 ºC e 8 ºC em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, porém sem o risco de formação de geada. Espera-se bastante calor, com temperaturas máximas podendo atingir 33 ºC ou 34 ºC em Goiás e Mato Grosso.

Em Mato Grosso do Sul, a redução na frequência das precipitações e o aumento da exposição solar favoreceram a maturação do arroz, embora tenha resultado na perda de umidade nos grãos.

As produtividades médias finais superaram os registros históricos, com destaque para as cidades de Douradina e Rio Brilhante, devido ao uso de técnicas altamente tecnificadas e ao alto investimento na produção.

Nordeste

A previsão do tempo aponta para ocorrência de precipitação no centro-norte do Maranhão, centro-norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, litoral de Sergipe e litoral nordeste da Bahia, com acumulados variando entre 20 mm e 40 mm. Nas outras áreas, espera-se tempo firme.

Na Paraíba, devido ao aumento da precipitação e à distribuição uniforme das chuvas, os produtores aceleraram o plantio de arroz, atingindo 97% da meta estabelecida para a safra de 2023. Aproximadamente 80% das lavouras estão em boas condições, com 75,8% na fase de desenvolvimento vegetativo, mantendo as expectativas de produtividade.

No Ceará, as boas condições do regime de chuvas beneficiaram o desenvolvimento da cultura do arroz. Metade das áreas de plantio estão na fase de emergência, enquanto a outra parte está no estágio de desenvolvimento vegetativo. As condições das lavouras são favoráveis. Quanto ao arroz de sequeiro, a cultura apresenta boas condições e encontra-se em fase de maturação.

Norte

A previsão do tempo para esta quinta na região norte do Brasil indica ocorrência de chuvas intensas no estado de Roraima, com volumes que podem chegar a 150 mm ao longo do dia, causando transtornos tanto nas áreas rurais quanto urbanas.

Apenas em Rondônia e na faixa sul de Tocantins o tempo estará mais estável. Nas demais áreas, espera-se chuvas entre 10 mm e 30 mm ao longo do dia, intercaladas com períodos de melhoria, o que contribui para a manutenção da umidade do solo. No Acre, a colheita já foi finalizada e, apesar da ocorrência de enchentes nas áreas de plantio, não houve prejuízos significativos.

Em Rondônia, as chuvas regulares beneficiaram o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das culturas da primeira safra, que já foram em grande parte colhidas, correspondendo às expectativas de produtividade.

Enquanto isso, as áreas destinadas à segunda safra estão se desenvolvendo de forma satisfatória, com perspectiva de uma boa colheita.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.