Existe a previsão da formação de um sistema de baixa pressão sobre o sul do país na próxima semana, que deve favorecer chuvas mais volumosas principalmente no Rio Grande do Sul. De 20 a 25 de fevereiro, o acumulado deve chegar a 100 mm em diversos municípios produtores de soja e milho na faixa noroeste e sudoeste do estado.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A região sofreu com a onda de calor da última semana, associada à ausência de chuva, cenário que deixou lavouras em situação de restrição hídrica com potencial perda de produtividade.
Abaixo do esperado
Nos últimos 30 dias choveu em torno de 80 a 100 mm em diversas localidades, como Alegrete, Tupanciretã e Rio Pardo, sendo que seria esperado ao menos 135 mm neste intervalo – ou seja, choveu cerca de 60% disso para o período.
Nesta semana
No momento, temos o avanço de uma frente fria que deixa o Rio Grande do Sul sob risco de temporais nesta quarta-feira (14), com risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 50 km/h na porção centro-norte. O volume de chuva deve ficar em torno de 40 mm.