TRAGÉDIA

Santa Catarina: homem morre ao tentar passar por lavoura alagada

Até o momento, 54 cidades de todo o estado registram ocorrências com chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo

chuva, santa catarina, morte
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem morreu afogado na tarde desta quarta-feira (4), em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, ao tentar atravessar uma lavoura de arroz alagada.

A vítima, que não teve a identidade divulgada, pedalava de bicicleta pela plantação quando perdeu o controle e caiu na água.

Moradores retiraram o homem da água inconsciente e iniciaram manobras de reanimação.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e, ao chegar ao local, constatou que a vítima já havia falecido.

Segundo relatos de testemunhas, a visibilidade na plantação estava prejudicada devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A vítima teria perdido o controle da bicicleta e caído na água, sendo arrastada pela correnteza.

Chuva provoca estrago em 54 cidades de Santa Catarina

As chuvas intensas que atingem Santa Catarina desde a terça-feira (3) causaram estragos em 54 municípios do estado.

Chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo foram registrados.

https://twitter.com/tucabr54/status/1709965062683734489

Chuvas intensas causaram 54,2% das ocorrências, deslizamentos de terra 10,2% e alagamentos 10%.

Houve registro de granizo também durante esse período de chuvas intensas, fato que gerou 7% dos estragos registrados.

Até o momento sete municípios emitiram decretos de situação de emergência: São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre.

Chuvas vão continuar: confira previsão

Entre sexta-feira (6) e domingo (8), as chuvas intensas representarão um risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos.

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, com condições específicas para cada um dos dias.

  • Na sexta-feira (6) as instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde. Os temporais vem acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disto, os elevados acumulados de precipitação em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.
  • Entre noite de sexta (6) e ao longo do sábado (7), é importante destacar as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, onde podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos.
  • No domingo (8), os acumulados de chuva se espalham para as demais regiões de SC, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. Risco alto de enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.