As imagens de satélite deste início de segunda-feira, 13, mostram o Brasil dividido em situações bem distintas. No Centro-Norte do país, muitas áreas de instabilidade associadas a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua há dias na região Norte, em partes do litoral norte da região Nordeste e principalmente entre o Piauí até o norte do Pará.
Em Mato Grosso e Tocantins, as instabilidade são observadas devido a combinação de calor e a alta umidade do ar. Já na Bahia, uma frente fria atua organizando a umidade e provocando chuva forte com muitos raios na região.
Na faixa leste do Nordeste que vai de Sergipe ao Rio Grande do Norte, o tempo seco prevalece garantindo tempo bom.
No Centro-Sul a situação é diferente. Uma massa de ar frio e seco ainda atua deixando o céu claro, com pouca ou nenhuma nebulosidade numa extensa área que pega o Sul e a região Sudeste do Brasil.
O destaque da região fica por conta das temperaturas amenas. Grande parte dessas regiões ainda irá amanhecer com sensação de frio e a tarde a umidade relativa despenca, fazendo várias cidades entrarem em estágio de atenção, Situação dentro da normalidade para essa época do ano.