Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

INVERNO COM CHUVA

Semana chega ao fim com nova frente fria se aproximando

Para esta sexta-feira são esperados grandes acumulados na Região Sul do país

https://youtube.com/watch?v=hirmdQQL9OQ+

Chega o fim da primeira semana do mês junho. Confira as previsões de chuva, mudanças de temperaturas e a chegada da frente fria entre as regiões nesta sexta-feira (23).

  • Sul

A semana vai terminar com tempo instável e chuva sobre a maior parte da Região. O sul do país, ainda está sob efeito de uma frente fria que não consegue avançar para o Sudeste e Centro-Oeste.

Dessa forma, volumes expressivos ainda podem ser registrados entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. O motivo é porque além da frente fria, outra área de baixa pressão atmosférica se forma no interior do continente dando suporte às nuvens carregadas.

Além disso, o tempo firme deve predominar nesta sexta-feira nas áreas de fronteira com o Uruguai e também no norte do Paraná.

  • Sudeste

Nesta sexta-feira, ainda não há previsão de chuva em toda a região Sudeste. O que pode acontecer é uma neblina pela manhã principalmente na faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, o que reduz a visibilidade horizontal nas primeiras horas do dia.

Contudo, logo depois o fenômeno se dissipa e dá lugar ao sol e a gradual elevação das temperaturas à tarde.

  • Centro-Oeste

Não há potencial de chuva em praticamente todo o Centro-Oeste. A causa desse período sem chuva é devido a atuação da massa de ar seco.

No entanto, a expectativa é de sol entre poucas nuvens e uma grande amplitude térmica em boa parte da região, em que o friozinho persiste pela manhã, porém na parte da tarde faz calor.

A exceção fica por conta da chuva isolada no extremo sul do Mato Grosso do Sul devido à maior proximidade com a frente fria que provoca chuva no Paraná.

  • Nordeste

A semana vai terminar sem chuva sobre a maior parte do Nordeste que continua contabilizando os dias de estiagem e o aumento das queimadas devido a vegetação seca e o calor.

Contudo, há previsão de chuva em forma de pancadas rápidas apenas nas áreas mais próximas ao litoral devido às ondas de leste.

  • Norte

No Norte do Brasil o tempo continua instável e com chance de chuvas espalhadas no Acre, no oeste e norte do Amazonas, Roraima, no norte do Pará e no Amapá nesta sexta-feira.

De modo geral são esperadas pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria. Enquanto isso, o tempo firme predomina nas demais áreas da região.

Nova frente fria e chuvas se aproximando

Nos próximos dias, a previsão indica chuvas concentradas nos extremos do Brasil, com uma frente fria se formando no Sul.

Sobretudo, essas pancadas de chuva serão irregulares e mal distribuídas, principalmente sobre o Rio Grande do Sul. No entanto, embora possa ocorrer chuva significativa no fim de semana, não são esperados grandes transtornos. A chuva diminui entre Santa Catarina e Paraná.

No Nordeste, a chuva fica restrita ao litoral, com destaque para Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte devido às ondas de leste. No Norte, são esperadas pancadas apenas na porção norte, com destaque para o Amapá.

Na região central do Brasil, o tempo seco persistirá nos próximos dias. O que vai exigir atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar e ao aumento das queimadas.

___

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile