PREVISÃO

Semana começa com alerta de temporais no Nordeste e Centro-Oeste

Sul e Sudeste terão pancadas de verão, enquanto Norte e Nordeste enfrentam risco de chuvas fortes e transtornos. Confira a previsão detalhada

nuvens carregadas e frente fria - previsão do tempo - região sul
Foto: Freepik

Após um domingo de tempo firme no oeste e parte do sul do Rio Grande do Sul, além de sol e calor predominando na maior parte dos estados do Sudeste, a segunda-feira (13) será marcada por mudanças climáticas significativas em várias regiões do Brasil. Confira os detalhes da previsão, segundo a Climatempo:

Sul

A chuva continua de forma irregular na região Sul. O dia será de sol com poucas nuvens, intercalado por pancadas à tarde e à noite no sul, litoral, serra e norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. No litoral paranaense, as pancadas podem ocorrer a qualquer momento.

Sudeste

A semana começa com maior entrada de umidade proveniente do Norte, organizando chuva em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O dia terá aberturas de sol na maior parte de São Paulo, mas a chuva ganha força à tarde com risco de temporais. Alerta especial para Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer volumes intensos de chuva, incluindo áreas do Espírito Santo.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o destaque é para pancadas de verão em Campo Grande (MS). Contudo, o alerta se intensifica em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, onde a chuva pode ocorrer em vários momentos com intensidade moderada a forte, podendo causar transtornos. O extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul permanecerá sem chuva.

Nordeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o alerta elevado para temporais no Nordeste. A semana começa com uma frente fria atuando na Bahia, enquanto Maranhão, Piauí e Bahia acumulam grande quantidade de umidade. Há risco de transtornos devido a volumes altos de chuva, principalmente no Ceará, interior do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Norte

No Norte, a ZCAS continua organizando chuvas intensas no Tocantins, sul do Pará e Amazonas. O risco de temporais permanece alto. Acre, Rondônia e o litoral do Pará também terão tempo instável. Em contrapartida, o leste e norte do Amapá terão chuvas mais irregulares, enquanto Roraima segue com tempo firme.