Saiba como ficam as condições do tempo na última semana de novembro em todo o Brasil. Período deverá ser marcado por chuva intensa e calor em várias regiões.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sul
A última semana de novembro começa com pouca chuva e calor em boa parte da região.
No Rio Grande do Sul, o avanço de uma frente fria em alto-mar estimula pancadas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde em áreas como Uruguaiana, Bagé e Pelotas, com risco de temporais. Porto Alegre terá sol pela manhã e pancadas moderadas à noite. No norte do estado e na Serra Gaúcha, o tempo segue ensolarado e sem chuva.
Em Santa Catarina, a chuva será isolada, especialmente no litoral norte, enquanto o Paraná registra máximas acima de 30 °C, com ar mais seco predominando no norte do estado.
Sudeste
A região começa a semana com temperaturas baixas nas manhãs, especialmente em São Paulo, sul de Minas Gerais, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Mantiqueira.
Em São Paulo, o tempo será firme com sol e poucas nuvens. No Rio de Janeiro, o calor retorna, com tempo seco na capital e pancadas isoladas no norte do estado. Belo Horizonte terá uma segunda-feira de tempo firme e temperaturas amenas. Vitória poderá registrar chuva rápida entre a tarde e a noite.
A partir de meados da semana, o calor predominará durante as tardes em toda a região.
Centro-Oeste
O ar quente e úmido organiza um corredor de umidade que mantém o tempo instável no norte de Mato Grosso, assim como em áreas da região Norte. Há previsão de temporais e pancadas de chuva moderada a forte.
Goiás e Distrito Federal enfrentam condições semelhantes, com algumas aberturas de sol e clima abafado.
Em Mato Grosso do Sul, a chuva é isolada apenas no extremo norte e noroeste, enquanto Campo Grande e o sul do estado terão umidade do ar abaixo de 30%, com tempo firme e seco.
Nordeste
A semana começa com frente fria no litoral da Bahia, Alagoas e Sergipe, estimulando nuvens carregadas e aumentando a chance de temporais.
A chuva será mais intensa no noroeste e oeste da Bahia, no sertão de Pernambuco e no sul do Maranhão e Piauí. Há alerta para volumes elevados de chuva até terça-feira (26).
Por outro lado, o sul do Ceará, interior da Paraíba e oeste do Rio Grande do Norte terão tempo firme e seco.
Norte
O tempo segue abafado, com pancadas de chuva em todos os estados. Rondônia, Acre, Amazonas e Tocantins enfrentam risco de temporais.
O sul do Pará e o Amapá terão chuva de intensidade moderada a forte, com condições de tempo instável predominando. Algumas aberturas de sol podem ocorrer, mas a umidade e o calor mantêm o clima abafado.