Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

1º DE MARÇO

Será que vai chover na hora da colheita da soja? Confira a previsão do tempo

Início dos trabalhos acontece nesta sexta-feira, na cidade de Tapera, centro-norte do Rio Grande do Sul

tempestades - temporais - chuva - previsão do tempo para hoje
Foto: Pixabay

Esta sexta-feira (1º) marcará a abertura nacional da colheita da safra de soja 23/24 na cidade de Tapera, centro-norte do Rio Grande do Sul. A expectativa é de tempo firme para os trabalhos em campo, com muita nebulosidade devido à umidade do oceano e condições abafadas. No entanto, não há previsão de chuva que possa atrapalhar as atividades, conforme destaca Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural.

Após três safras com a influência do fenômeno La Niña e escassez de chuva, resultando em quebras de safra no estado, o último ciclo da soja foi marcado pela abundância de umidade devido ao El Niño. Em alguns momentos, a chuva até foi excessiva. Arthur menciona que a primavera foi extremamente chuvosa, com locais no Rio Grande do Sul registrando mais de 1000 milímetros no trimestre, causando prejuízos e atrasos no plantio.

Para março, a previsão é de mais chuva no Rio Grande do Sul, podendo interferir temporariamente na colheita. A segunda quinzena do mês será mais chuvosa do que a primeira, sendo aconselhável acelerar os trabalhos em campo para aqueles que já concluíram o plantio da soja. No Paraná e Santa Catarina, os volumes de chuva são menores.

No Brasil central, as pancadas não devem atrapalhar significativamente os trabalhos de campo, que estão mais avançados em comparação com a temporada anterior, conforme a Conab. Os maiores volumes de chuva são esperados no Matopiba e na região Norte, mas nessas áreas, a colheita deve ser mais tardia devido ao atraso no plantio.

Para esta sexta-feira, a previsão inclui chuva no leste e litoral de Santa Catarina e do Paraná. Um cavado meteorológico provoca chuvas mais intensas no interior do Paraná e Mato Grosso do Sul, com potencial para granizo, alerta Arthur. No Sudeste, o tempo está instável entre São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte do sul do Espírito Santo. As pancadas podem ocorrer a qualquer momento, intercaladas com aberturas de sol.

Na região Nordeste, muitas nuvens e pancadas fortes a qualquer momento, com aberturas de sol no Maranhão, Piauí e Ceará. No Norte, o ar quente e úmido favorece muitas nuvens entre o Amazonas, Pará e o Amapá, com risco ainda de temporais. Chove forte no extremo norte de Rondônia, e as pancadas continuam à tarde, com risco de trovoadas no Acre e no Tocantins.

Sair da versão mobile