Crianças e animais no colo, muita lama e a atualização, no início da noite desta segunda-feira (20), de 40 mortos. Os estragos da tragédia no litoral norte de São Paulo são mostrados em imagens devastadoras.
+ Centro de monitoramento emitiu alertas três dias antes dos temporais
O governo estadual decretou luto de três dias e colocou os municípios de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba em situação de calamidade pública por 180 dias. Decisão que foi validada pela Defesa Civil Nacional, em decisão publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
O Ministério da Saúde enviou kits com medicamentos para os locais afetados. O reforço chega por vias aéreas, com a equipe do Exército e da Defesa Civil, e pelas estradas, com máquinas para acelerar o desbloqueio das rodovias, como a Rio-Santos — que ficou totalmente interditada no trecho do litoral norte paulista.
Tragédia com mortos em SP: ações para auxiliar famílias
A bancada formada por deputados federais do estado de São Paulo aprovou o redirecionamento de recursos de emendas impositivas de 2023 para socorrer as vítimas das chuvas.
Nesta segunda, o presidente Lula sobrevoou as áreas atingidas e, depois, se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto. O objetivo é unir forçar em buscas de medidas de reestruturação após a tragédia climática.
Há como ajudar
Para ajudar as vítimas com alimentos, água mineral e roupas, existem pontos de coletas nas cidades do litoral e na zona oeste da capital paulista (Avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré).
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.