As chuvas que até a quarta-feira estavam sobre o Uruguai nesta quinta avançam para o Sul do país. Elas devem ficar restritas ao Rio Grande do Sul nestes próximos dois dias, com chance para transtornos nos municípios da divisa sul. No Norte as chuvas também se espalham e chegam a trazer algumas garoas leves e isoladas para o oeste do Maranhão. Confira abaixo a previsão completa!
SUL
As chuvas que atuavam sobre o Uruguai, nesta semana, avançaram sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 27. Por enquanto as instabilidades atuam desde o sul do estado até quase a altura de Alegrete e Camaquã. Os maiores acumulados acontecem ali próximo a Jaguarão, que receberá até 50 mm só nesta quinta. Atenção para a ocorrência de temporais, com rajadas de vento intensas, trovoadas e até eventual queda de granizo. Em Bagé, são esperados até 20 mm acumulados. O restante do estado, Santa Catarina e Paraná terão tempo firme, seco e temperaturas elevadas.
Na sexta-feira as chuvas avançam ainda mais sobre o estado do Rio Grande do Sul e agora chegam até a altura de Ibirubá. Os maiores acumulados permanecem sobre os municípios do extremo sul do estado. Em Jaguarão, por exemplo, são esperados mais de 40 mm acumulados no dia. O norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná seguem com tempo firme e seco. Sol predomina nas demais áreas do Sul do país, com temperaturas mais elevadas no período da tarde.
SUDESTE
As áreas agrícolas do Sudeste terão dois dias de tempo firme e seco. O sol predomina em toda a região, atenção para os baixos níveis de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, principalmente no oeste paulista e oeste mineiro.
CENTRO-OESTE
Na quinta-feira a massa de ar seco segue atuando, o que deixa o tempo firme em toda a região Centro-Oeste do país. Atenção ainda para os baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, o que potencializa a ocorrência de queimadas na região. Algumas áreas do estado de Mato Grosso, já somam mais de 100 dias consecutivos sem registro de chuva.
Sexta-feira com sol e calor em todas as áreas do Centro-Oeste. A massa de ar seco segue atuando no Brasil Central, o que mantém o tempo firme em todas as áreas da região. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente entre o norte de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e oeste de Goiás.
NORDESTE
A quinta-feira será marcada por tempo seco na Bahia, Piauí e boa parte do Maranhão. A exceção é o oeste maranhense, ali próximo a Imperatriz, que pode receber algumas garoas leves.
Na sexta-feira nada muda em relação ao dia anterior, Bahia e Piauí seguem com o tempo totalmente seco, enquanto a parte oeste do Maranhão, próximo a Imperatriz segue com chuvas.
NORTE
A quinta-feira inicia com formação de névoa úmida entre Roraima e o noroeste do Amazonas, mas que dissipa ainda nas primeiras horas da manhã. A chuva segue concentrada ao norte da região, mas avança também para o sul do Amazonas e para o norte de Rondônia, inclusive na capital Porto Velho. Segue chovendo também no estado de Roraima, Amapá e norte do Pará, com trovoadas. Nas demais áreas o tempo segue sem grandes mudanças, ainda sem condição para o retorno da chuva. Em algumas localidades do estado do Tocantins, já são mais de 90 dias consecutivos sem registro de chuva.
A semana termina ainda com chuva entre o norte de Rondônia, grande parte do estado do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Destaque para ocorrência de chuva acompanhada de trovoadas em Manaus- AM e Porto Velho-RO. Sem chance de chuva entre o Acre, demais áreas de Rondônia e Tocantins, com sol e baixos índices de umidade relativa do ar.