O calor tem dado o tom nos últimos dias e 129 cidades brasileiras registraram temperaturas acima dos 40 °C, sendo que em Coxim (MS) os termômetros marcaram 44 ºC. As instabilidades se concentram em parte do Rio Grande do Sul nesta quinta, com a chance de novos vendavais e temporais. Já Santa Catarina e Paraná terão a quinta-feira sem chuvas.
Na sexta-feira as chuvas que antes estavam apenas sob o território gaúcho, agora se espalha por Santa Catarina, sem grandes acumulados, mas melhora a umidade do solo. Já o Paraná terá mais um dia seco e quente.
No Sudeste, além de não ter previsão de chuvas nestes dois dias, para nenhum dos estados, as temperaturas passam facilmente dos 40 °C em várias cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais.
No Centro-Oeste, boa parte dos estados segue com tempo seco e temperaturas em elevação. Somente o Noroeste de Mato Grosso receberá chuvas nesta quinta. Na sexta-feira nada muda e as instabilidades podem avançar no máximo para o oeste de Mato Grosso. Nos demais estados tempo seco e quente.
No Nordeste brasileiro nenhuma novidade, tempo firme e seco para todos os estados nestes dois dias, condição que só deve mudar em novembro.
Na região Norte, há previsão para chuvas em Rondônia nesta quinta e sexta, assim como em parte do Pará.