Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: fim de semana deve trazer temporais para o Sul e Sudeste

Enquanto isso o tempo deve permanecer seco em boa parte do Centro-Oeste e Nordeste do país. Confira a previsão do tempo para todas as regiões!

Os temporais previstos para a região Sul se confirmaram e muitas regiões podem ter problemas nesta sexta-feira, principalmente no Paraná. No sábado, os temporais que afetam o Sul também afetam o sul de São Paulo. Enquanto isso Nordeste e Centro-Oeste seguem com tempo firme.

SUL

As chuvas se afastaram momentaneamente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a parte sul do Paraná nesta sexta-feira. Já a parte norte paranaense pode registrar temporais com acumulados superiores a 50 mm, como ali próximo a Paranapoema.

No sábado as chuvas voltam a afetar os três estados, pelo menos parcialmente. No Rio Grande do Sul elas devem atingir a parte norte do estado, mas com acumulados inferiores a 5 mm. Em Santa Catarina as instabilidades devem se estender desde o centro (próximo a Joaçaba com 4 mm) até o leste do estado (Lages pode receber até 12 mm acumulados). No Paraná a única região que não deve registrar chuvas é o sudoeste (desde Cascavel até Planalto), no restante do estado há grandes chances de chuvas volumosas e temporais, principalmente no norte paranaense. Em Apucarana, por exemplo, os acumulados podem chegar a 50 mm.

No domingo, as instabilidades se afastam na região Sul, restando poucas áreas com instabilidades mais ao leste catarinense e paranaense. Os acumulados não passam dos 5 mm.

SUDESTE

Nesta sexta-feira as instabilidades devem afetar toda a parte sul e central de São Paulo, com grandes chances de transtornos por conta de temporais em cidades na divisa com o Paraná. Em ourinhos, por exemplo os acumulados podem passar dos 40 mm. Em Minas Gerais o tempo segue firme.

No sábado as chuvas se intensificam ainda mais e agora além de afetar todo o estado de São Paulo, também atinge o sul de Minas Gerais. Para os mineiros os acumulados não passam dos 10 mm. Já para os agricultores paulistas fica o alerta de verdadeiros temporais, como em Avaré que os acumulados podem superar facilmente a casa dos 80 mm.

No domingo as chuvas se afastam de quase todas as áreas agrícolas dos dois estados. Somente ali próximo a Iguapé são esperadas algumas instabilidades, mas com baixos acumulados.

CENTRO-OESTE

Ao longo da sexta-feira, o tempo instável prevalece sobre grande parte de Mato Grosso do Sul, com chuva intensa, vendaval e fortes trovoadas. Não se descarta a chance para granizo e acumulados elevados no sul do estado. Nestas áreas também, a chuva se alterna com tempo mais fechado. Já no norte do estado e também em Mato Grosso e Goiás, sol e tempo firme predominam, sem previsão de chuva.

As temperaturas já entram em declínio em Mato Grosso do Sul no sábado. Ao longo do dia a chuva persiste sobre Mato Grosso do Sul, mas aos poucos perdendo intensidade, com exceção do sudeste do estado, onde ainda ocorrem altos volumes de chuva e há potencial para temporais. Em Mato Grosso, pancadas isoladas no sul do estado e tempo firme segue predominando nas demais áreas, mas os níveis de umidade relativa do ar tendem a ser ligeiramente maiores se comparado aos dias anteriores.

No domingo a chuva diminui em Mato Grosso do Sul, e apenas pancadas isoladas podem ocorrer entre o sul de Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás, com baixos acumulados. As temperaturas diminuem em Mato Grosso do Sul neste final de semana. A umidade relativa do ar segue baixa no norte dos estados de Mato Grosso e Goiás.

NORDESTE

Alguns poucas instabilidades bastante pontuais chegam ao oeste da Bahia nesta sexta-feira. Ela devem ficar restritas aos arredores de Barreiras, com baixos acumulados de no máximo 2 mm. No Piauí é esperado a mesma coisa, precipitações pontuais ali próximo a Teresina com 2 mm. Já as áreas agrícolas do Maranhão não devem ter chuvas.

No sábado não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas da Bahia, Piauí e Maranhão.

No domingo pouca coisa muda em relação ao dia anterior e tanto a Bahia quanto o Piauí seguem com tempo firme. Já o noroeste do Maranhão deve ter algumas chuvas, com baixos acumulados.

NORTE

A sexta-feira começa com nevoeiro sobre a faixa leste da Bahia, Sergipe e Alagoas. Ainda não se descarta a chance para chuva fraca e pontual sobre toda a faixa costeira do Nordeste, mas que aos poucos perde força. Os maiores acumulados ocorrem desde o norte do Maranhão até o Rio Grande do Norte. Enquanto isso, no interior da região, o tempo firme e seco predomina, e a atenção se volta aos baixos níveis de umidade relativa do ar e também ao aumento no número de queimadas.

O sábado inicia novamente com nevoeiro no litoral sul da Bahia. No restante da região Norte o cenário não muda muito, com chuva mais localizada nas áreas litorâneas, enquanto o interior do Nordeste brasileiro segue seco, o que preocupa em algumas área, por conta do número de queimadas. Os maiores acumulados são esperados entre o leste de Pernambuco e da Paraíba e também no Rio Grande do Norte, por conta da presença de um VCAN, que nada mais é do que uma área de instabilidade presente nos altos níveis da atmosfera, que provoca chuva na região.

Domingo com tempo seco na maior parte da região e pancadas de chuva são esperadas ainda para a faixa leste da região e extremo norte do Maranhão, Piauí e Ceará. Acumulados mais significativos ocorrem no litoral de Pernambuco e da Paraíba, por conta do transporte de umidade oceânica para a região.

Veja aqui mais notícias sobre soja