As chuvas que antes estavam presas na região Sul do país ganharam o impulso de ventos fortes e chegaram ao Sudeste e Centro-Oeste. Com isso o fim de semana promete ser bastante chuvoso para estas três regiões. Atenção especial para os temporais e ventanias previstas para alguns estados.
Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
As chuvas não darão trégua para a região Sul nestes próximos dias. Nesta sexta os maiores acumulados devem acontecer no Rio Grande do Sul, na parte norte, pouco acima de Ibirubá, com mais de 40 mm. Aliás no estado só não chove no extremo sul. Em Santa Catarina há chance de chuvas na parte sul do estado divisa com os gaúchos e em toda a parte leste do estado. No Paraná as chuvas ficam restritas a parte leste do estado, sem grandes acumulados.
No sábado, a situação muda e o Paraná deve receber temporais em uma faixa na parte central do estado que afeta, Cascavel, Cafelândia, Guarapuava, Ivaí, Irati e Curitiba. Os acumulados podem passar dos 70 mm acumulados em cada um destes municípios. As chuvas também se espalham por toda Santa Catarina, com chance de maiores transtornos na parte sudeste do estado, abaixo de Lages. O Rio Grande do Sul segue com chuvas fortes na parte norte do estado, enquanto o sul segue seco.
Segundo a meteorologia, no domingo as chuvas devem dar um alívio para os gaúchos e boa parte de Santa Catarina, já que lá só chove na parte norte e nordeste do estado. No Paraná, no entanto as chuvas serão generalizadas e com volumes bastante grandes em todo o estado. A parte norte do estado, divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul deve receber verdadeiros temporais com mais de 60 mm acumulados.
SUDESTE
Os ventos fortes que afetaram a região Sul trouxeram as instabilidades para o sul de São Paulo. Os maiores acumulados acontecem ali próximo a Itapeva, com mais de 10 mm. Ainda chove na parte oeste, desde Rancharia, Assis, Ourinhos, chegando quase o centro-sul do estado, passando por Avaré. Nesses locais estão previstas apenas garoas. Em Minas gerais o tempo segue firme.
Nada muda para Minas Gerais e o tempo segue firme e seco. Já em São Paulo as chuvas seguem instaladas nas mesma regiões do dia anterior, mas com acumulados menores. Há chance de mudança rápida no clima nessa parte sul paulista, ainda sob influência de fortes temporais vindas do Sul. Então vale ficar em alerta para chuvas mais volumosas que a prevista.
Se os temporais não chegarem antes, do domingo não passarão. Ou seja, há previsão de forte chuvas com grandes acumulados para domingo em toda a parte sul paulista Ali próximo a Iguape e Itapeva, os acumulados podem superar os 60 mm. Também chove na parte centro-sul do estado, todo o leste e oeste, na divisa com o Paraná.
CENTRO-OESTE
A semana termina com chuva no sul de Mato Grosso do Sul, inclusive com volumes significativos e potencial para temporais. Nas demais áreas da região, o sol ainda predomina e faz bastante calor, com baixos índices de umidade do ar, o que potencializa a ocorrência de queimadas. Grande parte do estado de Mato Grosso, já tem mais de 80 dias consecutivos sem registro de chuva.
No sábado a chuva fica ainda mais volumosa em Mato Grosso do Sul e se espalha para áreas do interior do estado e volta a chover inclusive na capital Campo Grande, mas ainda na forma de pancadas rápidas. As temperaturas também tendem a diminuir no estado. Mas o norte do estado, assim como em Goiás e no estado de Mato Grosso, o tempo firme se mantém, com sol e calor predominando.
No domingo a chuva fica ainda mais volumosa e a chuva avança ainda mais para o interior de Mato Grosso do Sul, chovendo de forma volumosa inclusive na capital Campo Grande. Chove também no sudoeste de Mato Grosso, mas na forma de pancadas rápidas. Segue a condição para a ocorrência de temporais nestas áreas. Nas demais localidades do Centro-Oeste do país, tempo firme, com sol e calor.
NORDESTE
Nada de chuvas para as áreas agrícolas da Bahia, Maranhão e Piauí nestes próximos dias. Até domingo o sol reina firme na região.
NORTE
O destaque da sexta-feira é o retorno da chuva na metade oeste de Rondônia, inclusive na capital Porto Velho, que já soma mais de 40 dias sem registro de chuva. Mas são esperadas pancadas isoladas, ainda com baixos acumulados. O restante da região Norte do país, sem grandes mudanças, pois a chuva segue concentrada no norte do Pará, Amapá, norte do Amazonas e em Roraima. Tempo firme ainda nas demais áreas, com sol predominando e baixos índices de umidade relativa do ar.
Sábado sem grandes mudanças no Norte do país. Isso porque a chuva segue mais restrita ao norte e oeste da região. Enquanto isso, tempo firme nas demais, com sol, calor e baixos índices de umidade do ar predominando, ainda sem condição para o retorno da chuva, o que potencializa a ocorrência de queimadas. No estado do Tocantins, só nesse mês de agosto, são 631 focos de queimadas, segundo dados do INPE.
Domingo ainda com chuva no oeste de Rondônia, Acre, norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas, o sol segue predominando, temperaturas mais elevadas e baixos índices de umidade do ar.