Julho já começa complicado para os produtores rurais do Sul do país, não bastasse todos os problemas vividos com os temporais no mês passado, a passagem de um novo ciclone extratropical trará novos transtornos para a região. Enquanto isso, o Centro-Oeste e o Sudeste só devem ter algumas instabilidades no sul dos estados. o Nordeste segue com tempo firme.
Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
A semana chuvosa no Sul do país. Os três estados devem registrar instabilidades nesta segunda-feira, com destaque para os grandes acumulados previstos para acontecer entre o sul do Paraná e o norte e leste de Santa Catarina. Em Chapecó (PR) os acumulados podem chegar a 12,5 mm, mesma quantidade esperada para Cascavel (PR).
Na terça-feira o alerta para temporais se espalha para toda a região Sul, mas principalmente para o Rio Grande do Sul. Os maiores problemas e chances para transtornos devem acontecer desde a parte oeste, até o centro do estado, na altura de Ibirubá. Por ali os acumulados podem superar facilmente os 80 mm. Abaixo desta faixa de temporais, os volumes também não serão pequenos, em Alegrete e Canguçu são esperados 30 mm cada cidade. Em Santa Catarina chove em todo o estado, mas os maiores acumulados acontecem na parte leste, próximo a Lages, com mais de 30 mm. No Paraná só o extremo norte não terá chuvas nesta terça. Os maiores acumulados acontecem na fronteira com Santa Catarina.
Segundo a Somar Meteorologia quem traz esses temporais para a região Sul é um ciclone extratropical. com ventos que devem passar dos 80 km/h em toda a região.
SUDESTE
Há chance de algumas garoas afetarem no sul de São Paulo nesta segunda-feira. O restante da região seguem com tempo seco. As temperaturas são mais altas do que as observadas nos dias anteriores, mas a sensação de frio ainda continua.
Na terça-feira pouca coisa muda e os temporais do Sul não chegam ao Sudeste. Portanto são esperadas apenas garoas no sul de São Paulo.
CENTRO-OESTE
Na segunda-feira, um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai, consegue influenciar nas condições de tempo entre o sul e extremo oeste de Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, há condição para chuva, mas sem grandes acumulados, e apesar disso, não se descarta a chance para trovoadas e rajadas moderadas de vento. Nas demais áreas do estado, assim como entre Goiás e Mato Grosso, o início da semana será com tempo firme e baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.
O tempo volta a ficar firme em todo Mato Grosso do Sul, aliás, todos os estados do Centro-Oeste tem tempo firme na terça-feira. As temperaturas seguem elevadas à tarde durante a tarde, e a atenção se volta aos baixos níveis de umidade relativa do ar.
NORDESTE
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas da Bahia na segunda-feira.
O Maranhão também deve ter um dia mais seco. Enquanto que no Piauí há chance de chuvas leves no norte do estado.
Na terça-feira a única coisa que muda é que nem no norte do Piauí deve ter chuvas, ou seja, os três maiores estados produtores de soja do Nordeste, terão tempo firme e seco.
NORTE
Na segunda-feira a chuva ainda se espalha pelo Acre, Norte do Amazonas, Roraima, Norte do Pará e Amapá, por conta da atuação de instabilidades tropicais que provocam chuva nestas áreas. Tempo segue firme, com baixa umidade relativa do ar em Rondônia, centro-sul do Pará e no Tocantins.
As condições de chuva continuam as mesmas na maior parte da região Norte na terça-feira, por conta da alta temperaturas e umidade, são previstas pancadas de chuva rápida acompanhadas de descargas elétricas. Atenção para acumulados ligeiramente mais expressivos no nordeste do Pará, incluindo na capital. Apenas nos estados de Rondônia, Tocantins e na parte sul do Amazonas e Pará, o tempo segue firme, apenas com variação de nebulosidade.