No Sul as chuvas que vêm afetando a faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina inteira e sul do Paraná, não devem passar desta quinta-feira. A tendência é que na sexta o tempo já vai ficar firme em praticamente toda a região Sul, com uma exceção (confira abaixo). No Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste o tempo seco dá o tom nos dois dias, com poucas exceções.
SUL
A quinta-feira será marcada por chuvas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina inteira e o sul do Paraná. Em Erechim (RS) são esperados 10 mm, enquanto de Ibirubá para baixo não deve chover. Em Palmas (PR) a expectativa é que os volumes acumulados superem os 25 mm, enquanto dali para cima o tempo permanece seco. Já em Chapecó são esperados grandes transtornos por conta dos temporais com mais de 70 mm acumulados.
Na sexta-feira essa faixa entre os três estados que tem recebido chuvas constantes e abundantes desde a semana passada, terá uma trégua. Ou seja, não há previsão de chuvas desde a metade norte do Rio Grande do Sul, até o norte do Paraná. Chuvas mesmo só no sul gaúcho. Em Bagé os acumulados passam dos 60 mm.
SUDESTE
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas de São Paulo e Minas Gerais nesta quinta-feira.
A previsão do dia anterior se mantém para sexta-feira, ou seja, o dia deve ser seco.
CENTRO-OESTE
A quinta-feira segue com o tempo firme em todos os estados do Centro-Oeste. Isso por causa da presença de uma massa de ar seco que impede a formação das nuvens carregadas. Um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico impede o avanço das instabilidades para a região Central do país ao longo dos próximos dias, e com isso o que predomina é o ar seco. As temperaturas ficam elevadas na parte da tarde e a umidade do ar fica abaixo do ideal, principalmente em Goiás e em Mato Grosso.
A sexta-feira segue com o tempo firme em todos os estados do Centro-Oeste. Ainda temos a influência de um bloqueio atmosférico que impede o avanço das instabilidades para a Região, e por isso não há condições para chuva. À tarde, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar. Atenção aos focos de incêndio que acabam aumentando com o tempo seco.
NORDESTE
A região oeste da Bahia seguem com a previsão de tempo seco nesta quinta-feira. No Piauí algumas garoas manchadas podem afetar Teresina, no máximo. No Maranhão há chance para chuvas no nordeste do estado, próximo a Chapadinha, com no máximo 4 mm e também ali perto de Colinas, com até 35 mm.
Na sexta-feira nada muda e a Bahia segue com tempo seco. O Piauí também não deve registrar instabilidades em boa parte do estado, exceto em Teresina (15 mm). Enquanto o Maranhão deve ter chuvas na faixa central do estado, desde Imperatriz, passando por Bacabal e chegando em Caxias. Os acumulados podem superar os 15 mm.
NORTE
Nesta quinta-feira a chuva volumosa continua em Roraima e no Amapá, com potencial para transtornos como alagamentos e deslizamentos. No Tocantins, no Acre e em Rondônia o tempo seco predomina com sol e poucas nuvens. Em todas as demais áreas da Região as pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e a noite, com trovoadas, de maneira mais localizada.
Na sexta-feira, o tempo seco continua em áreas do Acre, de Rondônia e do Tocantins. Todos os demais estados seguem com o tempo instável, com chance para chuva a qualquer hora do dia. Os volumes devem ser menores entre o Amapá e Roraima, mas não se descarta deslizamentos, já que o solo está encharcado.