A semana começa com chuvas para a região Sul. Pelo menos parte dela, no Rio Grande do Sul, as instabilidades não dão trégua. Na terça-feira há chance para volumes grandes de chuvas e transtornos. Já Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste seguem com tempo firme e temperaturas subindo, aumentando assim o risco para queimadas.
SUL
A semana começa com chuvas para o Rio Grande do Sul. Mas os maiores acumulados não devem passar dos 5 mm. Somente o extremo norte do estado terá tempo seco. As áreas agrícolas de Santa Catarina e Paraná devem ter um dia sem chuvas. As temperaturas seguem bastante elevadas nessas regiões.
Na terça-feira, as instabilidades se intensificam no Rio Grande do Sul e alguns municípios podem registrar mais de 50 mm acumulados, como é o caso de Canguçu. De Teutônia até a divisa com Santa Catarina, incluindo o estado e o Paraná não deve chover.
SUDESTE
Não há previsão de chuvas em boa parte das áreas agrícolas de São Paulo e Minas Gerais. A exceção acontece ali próximo a Iguapé, que pode garoar. Atenção ainda para os baixos níveis de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, em especial no norte do estado paulista e no oeste de Minas Gerais, onde ainda faz muito calor.
Na terça-feira o tempo ficará firme em todas as áreas agrícolas dos dois estados.
CENTRO-OESTE
Segunda-feira segue com tempo bastante seco na maior parte do Centro-Oeste do país, por causa do predomínio de uma região de alta pressão atmosférica. Chuva ainda é esperada para o noroeste de Mato Grosso, mas na forma de pancadas isoladas, e ainda com baixos acumulados e em áreas mais próximas do estado do Amazonas. Nas demais áreas, seguem as temperaturas bem elevadas e os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas horas mais quentes do dia, com valores que podem novamente chegar aos níveis de emergência.
Na terça-feira, o mês de setembro começa sem mudanças no tempo no Centro-Oeste, isso porque uma massa de ar seco segue atuando no Brasil Central, o que impede a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo firme em todas as áreas. O ar seco continua a favorecer o aumento do número de incêndios. Com excesso de calor e com baixos índices de umidade, a maioria deles, com valores abaixo dos 25% no meio da tarde.
NORDESTE
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas do Nordeste nesta segunda-feira.
Na terça nada muda e Bahia, Piauí e Maranhão seguem com tempo seco.
NORTE
Na segunda-feira a chuva consegue se espalhar, mesmo que de forma isolada sobre boa parte do Norte do País, ocorrendo inclusive entre os estado do Acre e Rondônia. Isso é favorável para elevação do nível dos rios da região, que estão bastante baixos. Há condição de temporais no sul do Amazonas e sul de Roraima. Porém, o Tocantins segue com tempo bastante seco, com sol predominando e baixos índices de umidade relativa do ar, o que potencializa a ocorrência de queimadas no estado. Aliás, salienta-se que o tempo estável e seco também ocorre no sul de Rondônia e no sudeste do Pará.
Na terça-feira volta a chover do norte de Rondônia e no Acre até o norte do Pará e no Amapá. Em todas essas áreas, tem condição para temporais, com raios e rajadas de vento. Em Manaus e Porto Velho por exemplo a chuva acontece mais no período da tarde, com riscos para danos. Por outro lado, o Tocantins, assim como no sul de Rondônia e no sudeste do Pará, o tempo continua firme, ou seja sem chuva. Nestas áreas, faz calor e há queda na umidade relativa do ar no período da tarde.