O tempo firme e seco deve dar o tom neste começo de semana em quase todo o país. A exceção é o Norte, que segue com muitas chuvas. Alguns municípios do Nordeste estão há mais de 70 dias sem chuvas, enquanto no Centro-Oeste esse acumulados chega a 60 dias. Para piorar a situação, as duas regiões estão enfrentando temperaturas mais altas nos últimos dias, o que favorece o aumento das queimadas.
Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
A região Sul terá uma segunda-feira de tempo firme e seco. Pela manhã, ainda se formam nevoeiros entre o leste do Paraná e de Santa Catarina, por conta do céu aberto e da alta umidade do ar.
Nada muda na terça-feira e os três estados terão tempo seco. Logo no meio da manhã os nevoeiros se dissipam e dão lugar ao sol e, consequentemente, ao forte calor, atípico para esta época do ano.
SUDESTE
O tempo seco predomina em toda a região Sudeste do país. A tarde segue quente para esta época do ano, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Essa condição favorece o aumento da concentração de poluentes.
Também não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas de São Paulo e, boa parte de Minas Gerais, nesta segunda-feira.
CENTRO-OESTE
Toda a região segue com previsão de tempo seco nesta segunda-feira. Mais um dia de tempo firme e com temperaturas elevadas para um mês de julho.
Nada muda na terça e os três estados terão tempo firme, sem chuvas. Vários municípios estão há mais de dois meses sem ver uma gota de água sequer e essa condição de tempo firme, quente e seco agrava a situação das queimadas.
NORDESTE
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas da Bahia, todo o Piauí e Maranhão nesta segunda-feira.
Na terça pouca coisa muda. A Bahia e o Piauí seguem com tempo firme, enquanto o norte do Maranhão pode receber garoas leves pontuais. O oeste da região, que está há mais de setenta dias sem chover, vai continuar com tempo firme, quente e seco.
NORTE
Na segunda-feira, tem previsão da formação de nevoeiros sobre Amazonas, norte de Rondônia e leste do Acre. Já a chuva continua concentrada em áreas mais ao norte da Região, como o norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará. Atenção à chuva mais volumosa prevista entre o noroeste amazonense e o norte de Roraima, com riscos de danos.
Na terça-feira, mais um dia com formação de nevoeiros ao amanhecer entre Acre, Rondônia e Amazonas. Todo o centro e sul da Região continuam sob o domínio de uma massa de ar tropical, que garante altas temperaturas no período da tarde. Já a chuva continua concentrada na faixa norte, com destaque para Roraima, Amapá e norte do Pará, que deverão receber acumulados elevados, em especial no período da tarde, com risco para danos.