A primeira semana de agosto começa com o tempo firme e seco predominando sobre quase todo o país. Chuvas mesmo só o Norte do país. Entretanto, as temperaturas não devem se elevar muito nos estados do Sul e Sudeste. Enquanto nos do Centro-Oeste e Nordeste seguem com alerta contra incêndios.
Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
Não há previsão de chuvas para a região Sul nesta segunda-feira, 3. Os três estados terão tempo firme e seco. Há presença de nevoeiros ao amanhecer entre o sul e leste do Paraná e o centro leste do Rio Grande do Sul, passando pelo leste de Santa Catarina, mas que logo se dissipam no decorrer da manhã.
Na terça-feira nada muda e o clima seco ainda persiste nos três estados da região. As temperaturas mínimas pela manhã ficam um pouco mais baixas em áreas de Serra e de Planalto, em relação ao dia anterior, mas não caem muito.
SUDESTE
A segunda-feira também será marcada por tempo firme e seco no Sudeste brasileiro. Durante a tarde, as máximas seguem elevadas no norte paulista e o centro-oeste mineiro, mas no sul e leste paulista e sul de Minas Gerais, as temperaturas ainda seguem amenas.
Assim como no dia anterior, a terça também será de tempo seco. Durante a tarde chega a fazer calor em áreas do centro norte paulista e do centro oeste mineiro, aliás, no mesmo período, nesses locais a umidade cai bastante, chegando a níveis críticos.
CENTRO-OESTE
Na segunda-feira, mais uma vez tem previsão de tempo firme e ensolarado na maior parte do Brasil Central. A única diferença são algumas rajadas de vento que podem passar dos 50 km/h entre Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul. Aliás, no norte do sul-mato-grossense também tem algumas nuvens passando no céu, mas que não estão associadas a chuva. Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar e as altas temperaturas, no meio da tarde, na região do Pantanal, que favorecem incêndios florestais.
Na terça-feira, mais uma vez não tem previsão de chuva na região Centro-Oeste. Já tem quase três meses sem cair uma gota de água sequer no centro, norte e leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Em Cuiabá, são mais de 2 meses, ou seja 71 dias seguidos sem chover, se contarmos com o dia 2 de agosto. Já São Félix do Araguaia (MT) e Aragarças (GO) estão a 87 dias seguidos sem chover, isso se contarmos com até domingo (2). O dia segue mais uma vez sob o domínio do tempo seco e quente no período da tarde, situação que favorece o aparecimento de novos focos de incêndio na região. Atenção aos riscos de rajadas de vento pelo Centro-Oeste, com valores que variam entre 30 e 40 km/h.
NORDESTE
O tempo firme e seco deve predominar em quase toda a região nesta segunda-feira. As exceções acontecem no norte do Piauí e do Maranhão, onde algumas garoas pontuais podem ser registradas. A Bahia segue com tempo firme nas áreas agrícolas.
Na terça-feira o tempo seco se espalha e já não há chance de garoas na Bahia, Maranhão e Piauí.
NORTE
Na segunda-feira, as áreas de chuva migram um pouco mais sobre o norte do Amazonas, onde tem pancadas de chuva com trovoadas no decorrer, associadas à alta umidade e ao calor. Já a região entre o centro de Roraima, Ilha de Marajó e Belém recebem os maiores volumes acumulados. Na faixa centro e sul da região Norte, mais uma vez não tem previsão de chuva e o tempo fica firme e com grande amplitude térmica.
Na terça-feira, os estados do Acre, Rondônia, Tocantins, centro e sul do Pará e centro e sul do Amazonas terão mais um dia de tempo firme e seco, e poderá ter apenas variação de nuvens no céu. As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar, no meio da tarde, contribuem para o aumento dos focos de incêndios. Aliás, tem áreas que estão a dias sem chover, como em Almas, no Tocantins, que está a 75 dias seguidos sem chover, em Palmas com 65 dias seguidos de tempo seco. Por outro lado, segue chovendo na faixa norte, com destaque para as chuvas mais pesadas e volumosas entre Belém, Macapá e Boa Vista. As chuvas ocorrem ao longo do dia, só que sua maior intensidade acontece pela madrugada e à tarde.