A primavera começou com frio em Santa Catarina, essa é uma indicação de que a La Niña realmente virá, como foi confirmado pelo Departamento de Meteorologia dos Estados Unidos (NOAA), diz a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva. Essas temperaturas mais baixas para o período também poderão ser registradas no Sudeste e Centro-Oeste este ano, por causa do fenômeno.
A quarta e a quinta-feira serão marcadas pelo tempo firme e seco em toda a região Sul do país. Chuvas mesmo só no fim de semana.
Já no Sudeste há chance para chuvas no leste e norte de São Paulo e, praticamente, toda Minas Gerais. A exceção é o extremo norte do estado, que terá tempo seco. Em nenhum local a previsão é de volumes grandes. Na quinta-feira já não chove nas áreas de soja de São Paulo, em em Minas são esperados baixos acumulados.
O Centro-Oeste terá uma quarta-feira com instabilidades em Mato Grosso, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul. Na quinta as chuvas permanecem estacionadas sobre o Centro-Oeste, com a única diferença de quem não deve chover em MS. Na próxima semana todo Mato Grosso deve ficar com tempo firme de novo, com retorno de chuvas previsto apenas para acontecer após 6 de outubro.
O Nordeste terá tanto a quarta, quanto a quinta-feira secos nas ´áreas para soja.
No Norte do país, as chuvas afetam Rondônia e parte do Pará, só que com distribuição irregular e poucos acumulados.