Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: tempo seco predomina no país, mas já há chance de chuvas no Sul

A quarta-feira será marcada por tempo firme em boa parte do país. Na quinta, no entanto, algumas instabilidades estacionadas no Uruguai se deslocam para o sul do Brasil

O tempo seco segue predominando em várias áreas agrícolas do país nos próximos dias, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste e Sul há chance de chuvas pontuais, não generalizadas. As temperaturas começam a subir no Sudeste e Sul do país nestes próximos dias.

SUL

Nesta quarta-feira as chuvas permanecem sobre o Uruguai, com chance de afetarem apenas Chui, no Rio Grande do Sul. Ou seja o dia deve ser seco para os três estados. Os ventos que sopram ar mais aquecido do interior do País ganham força, e mantêm as temperaturas em elevação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Na quinta-feira as instabilidades avançam sobre o sul do Rio Grande do Sul e afetam Alegrete, Quaraí, Bagé e Jaguarão, sendo que este último terá os maiores acumulados com 22 mm. O restante do estado, Santa Catarina e Paraná seguem com tempo seco. Destaque para tempo firme e temperaturas elevadas.

SUDESTE

As áreas agrícolas do Sudeste seguem sem previsão de receber chuvas nesta quarta-feira. As temperaturas começam a subir na região.

Nada muda na quinta-feira e o tempo seco segue prevalecendo sobre as áreas de São Paulo e Minas Gerais. Tempo firme, seco e ensolarado nas demais áreas desde as primeiras horas do dia, com retorno do calor para áreas como norte paulista e oeste e norte mineiro.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira, as condições de tempo pouco mudam no Centro-Oeste, com tempo firme e ensolarado por causa do predomínio de uma massa de ar seco no Brasil Central. Durante a tarde tem máximas bastante elevadas, com muito calor especialmente entre Mato Grosso e norte de Goiás. Durante a tarde, o ar seco continua, assim como o potencial para novos focos de incêndio.

Na quinta-feira a massa de ar seco segue atuando, o que deixa o tempo firme em toda a região Centro-Oeste do país. Atenção ainda para os baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, o que potencializa a ocorrência de queimadas na região. Algumas áreas do estado do Mato Grosso, já somam mais de 100 dias consecutivos sem registro de chuva.

NORDESTE

O dia deve ser marcado por tempo seco nas áreas agrícolas do oeste da Bahia. Já no Piauí e Maranhão há chance de garoas muito leves e manchadas no sul dos estados. Em Balsas, por exemplo, os acumulados não chega a 1 mm.

Na quinta-feira o tempo seco retorna para o Piauí e permanece sobre a Bahia. somente no oeste do maranhão há chance de garoas, ali próximo a Imperatriz.

NORTE

A quarta-feira inicia com condição para a formação de nevoeiro/névoa úmida entre Manaus-AM, sul do Amapá e noroeste do Pará. Já a condição para chuva fica restrita a Roraima e Amapá e faixa norte do Pará e do Amazonas, com trovoadas. Uma massa de ar seco mantém o tempo firme no centro e sul da Região, o que, junto com as temperaturas elevadas, potencializa o aumento de novos focos de queimada. Em Tocantins, atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar no período da tarde.

A quinta-feira inicia novamente com formação de névoa entre Roraima e o noroeste do Amazonas, mas que dissipa ainda nas primeiras horas da manhã. A chuva segue concentrada ao norte da região, mas avança também para o sul do Amazonas e há potencial para o retorno da chuva no extremo norte de Rondônia, inclusive na capital Porto Velho. Segue chovendo também no estado de Roraima, Amapá e norte do Pará, com trovoadas. Nas demais áreas o tempo segue sem grandes mudanças, ainda sem condição para o retorno da chuva.

Veja aqui mais notícias sobre soja