A previsão de temporais para o Sul do país nesta quinta-feira se confirmou. O problema é que vieram com mais intensidade. Algumas cidades gaúchas tem previsão de receber mais de 50 mm acumulados durante o dia, com ventos bastante fortes. Já o restante do país terá tempo firme e seco, com no máximo alguns episódios de garoas leves e isoladas.
SUL
Os temporais esperados para o Sul do país se confirmaram, mas vieram com mais intensidade do que o previsto. O Rio Grande do Sul, na parte centro norte, deve ser o estado mais afetado. Em Ibirubá (RS) estão previstos mais de 50 mm acumulados no dia. A parte leste de Santa Catarina também pode ter transtornos, mas os acumulados serão um pouco menores. Somente o Paraná terá um dia seco. O dia começa ainda bastante gelado, com mínimas que ficam abaixo dos 10°C facilmente em diversos pontos da região e máximas que não sobem muito ao longo da tarde.
Na sexta-feira ainda chove no norte do Rio Grande do Sul, mas com menos intensidade, no máximo 20 mm acumulados. O leste de Santa Catarina segue sendo bastante castigado, tanto que Lages pode registrar volumes acumulados de até 25 mm no dia. O Paraná segue com previsão de um dia seco em boa parte do estado, com chance de garoas leves no sudeste. Em todo o Sul do Brasil, as temperaturas entram em elevação, ficando mais agradáveis se comparadas ao início da semana.
SUDESTE
As área agrícolas de São Paulo e Minas Gerais devem ter um dia seco nesta quinta-feira. No entanto, há chance para garoas bem pontuais e isoladas na parte norte paulista e sul e leste de mineira. O dia ainda fica ameno e com temperaturas que não sobem muito durante a tarde.
Na sexta-feira nada muda e os dois estados devem ter um dia seco. O tempo firme passa a predominar e as temperaturas entram em elevação.
CENTRO-OESTE
O tempo firme ainda em todo o Centro-Oeste nesta quinta-feira. As temperaturas entram em elevação, principalmente em Mato Grosso do Sul e a umidade relativa do ar próxima dos 30% em quase toda a Região. Os índices mais críticos de umidade do ar são observados no sul do Mato Grosso e extremo norte do Mato Grosso do Sul.
Semana termina sem condição para chuva ainda no Centro-Oeste do país. Atenção para a baixa umidade relativa do ar em toda a região, o que favorece a ocorrência de queimadas.
NORDESTE
O tempo seco e firme segue como a rotina para as áreas agrícolas da Bahia, Maranhão e Piauí nesta quinta-feira.
Na sexta-feira nada muda e o tempo segue seco.
NORTE
Nesta quinta-feira, o tempo seco e quente predomina entre o leste do Amazonas e Acre, centro-sul do Pará e todo o estado do Tocantins e Rondônia. Atenção sempre redobrada para os baixos índices de umidade relativa do ar e do solo, que favorecem o aumento no número de queimadas. Chove nas demais áreas da região, na forma de pancadas isoladas, intercaladas com períodos de melhoria. Maiores acumulados são esperados no nordeste do Pará, inclusive na capital.
Ao longo desta sexta-feira, o tempo seco agora predomina em todo a metade sul do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul do Pará e também no Tocantins. Chove de forma pontual nas demais áreas, especialmente devido à combinação entre calor e umidade.