A trégua das chuvas não durou nem dois dias inteiros no Sul do país. Nesta quarta-feira o tempo ainda permanece seco, mas na quinta volta a chover no Rio Grande do Sul com chance para transtornos. O restante do país terá tempo seco e temperaturas em elevação. Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
A quarta-feira ainda será marcada por tempo seco na região Sul inteira, como previsto no dia anterior. Além disso, segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas continuam subindo gradualmente especialmente no período da tarde, espantando o frio do início da semana.
Mas na quinta, a trégua não dura muito e as chuvas voltam a atingir praticamente todo o Rio Grande do Sul. Segundo a Somar, a previsão é novamente de chuva a qualquer hora do dia, que vem forte com trovoadas, queda de granizo e ventos entre 60 e 90 km/h na maior parte do estado, com risco de transtornos. O restante dos estados terão tempo firme.
SUDESTE
Nesta quarta-feira alguns instabilidades devem afetar o nordeste de Minas Gerais, ali próximo a Capelinha (1 mm), Diamantina (1 mm) e Araçuaí (1 mm). O restante da região mineira e São Paulo terão tempo seco e temperatura em elevação.
Na quinta-feira o tempo volta a ficar firme nas áreas agrícolas dos dois estados e não deve chover.
CENTRO-OESTE
Nesta quarta-feira, o tempo seco, firme e ensolarado ainda persiste sobre todos os estados do Centro-Oeste e sobre o Distrito Federal, sem mudanças das condições do tempo em relação aos últimos dias. Trata-se da influência de uma grande massa de ar seco, que domina o Brasil Central. Há previsão apenas de ventos moderados a fortes em Mato Grosso do Sul. Os índices de umidade relativa do ar caem para valores abaixo dos níveis críticos, e fica a recomendação para muita hidratação e proteção solar.
Na quinta-feira, há maior quantidade de nuvens sobre Mato Grosso do Sul, mas ainda sem mudanças no tempo no Centro-Oeste. São algumas áreas de instabilidade que organizam a umidade da Amazônia, mas que não têm força o suficiente para trazer chuva. Os ventos de norte ganham força e ajudam a deixar as temperaturas mais elevadas em todos os estados da região, especialmente no período da tarde. Essa condição favorece aumento do número de queimadas no Brasil central.
NORDESTE
Há uma mísera chance de garoas inferiores a 1 mm no oeste da Bahia nesta quarta-feira, mas a tendência é de tempo seco, assim como no Piauí, que não terá chuvas. No Maranhão são esperadas garoas leves no norte do estado, próximo a chapadinha, com menos de 1 mm.
Na quinta-feira o tempo deve seguir seco para as áreas agrícolas da Bahia. No Piauí uma pequena mancha de instabilidades é esperada próxima de Esperantina, garoas com menos de 1 mm. No Maranhão também deve ter uma chuva pontual sobre Chapadinha, enquanto o restante do estado segue com tempo seco.
NORTE
Nesta quarta-feira, tempo firme, seco e com muito sol e calor na faixa centro e sul da região Norte. Há previsão de ventos moderados a fortes sobre o estado do Tocantins, além de algumas nuvens, mas sem chuva. Por outro lado, as instabilidades ganham força sobre o noroeste do Amazonas e todo o estado de Roraima, inclusive em Boa Vista, com tempo fechado e chuva a qualquer hora. Chove também em forma de pancadas no oeste do Acre, centro e norte do Pará e do Amazonas e no Amapá.
Na quinta-feira, tem condição para formação de nevoeiros entre o norte de Rondônia, leste do Acre e sul do Amazonas. Seguem as chuvas fortes e generalizadas sobre os estados de Roraima e Amapá, também com destaque para a chuva forte prevista entre Belém e a Ilha de Marajó. Por outro lado, uma área de alta pressão atmosférica garante tempo bastante firme, seco e ensolarado na faixa central e sul da região Norte.