Soja Brasil

Soja: chuvas começam a voltar para o Nordeste, parte de Goiás e Minas Gerais

No Sul, a previsão do tempo ainda mostra chuvas nos três estados, mas o Rio Grande do Sul segue com parte do estado mais seco

A previsão do tempo começa a mostrar o retorno das chuvas para o Nordeste brasileiro. Maranhão e Piauí serão os primeiros a registrarem volumes mais consistentes de chuvas, enquanto a Bahia terá chuvas ainda pontuais no noroeste do estado. No Sul segue a previsão de chuvas, mas parte do Rio Grande do Sul ainda terá tempo firme.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Nesta quinta-feira os três estados terão chuvas. No Rio Grande do Sul as instabilidades devem ficar restritas à parte norte. Em Santa Catarina as chuvas afetam todo o estado, mas a parte leste pode registrar temporais, principalmente ali próximo à Lages. Por fim o Paraná também terá chuvas em todas as regiões, mas a parte oeste pode ter instabilidades manchadas.

Na sexta-feira as manchas na parte oeste e centro do Paraná aumentam e várias cidades podem ter tempo seco. No leste e nordeste as chuvas seguem intensas. Em Santa Catarina ainda deve chover em quase todo o estado, mas com volumes menores. No Rio Grande do Sul as chuvas se concentram no noroeste e oeste do estado.

SUDESTE

As chuvas seguem afetando todo o estado de São Paulo, sul de Minas e parte do triângulo mineiro nesta quinta-feira. Os maiores acumulados são esperados no sul paulista.

Na sexta-feira nada muda para São Paulo que segue com muitas chuvas na parte sul e leste do estado. Em Minas Gerais, as chuvas agora afetam o sul, triângulo mineiro e parte do centro do estado.

CENTRO-OESTE

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul mantêm a condição para chuvas e temporais isolados nesta quinta-feira. Maiores volumes serão observados no sul de Mato Grosso do Sul. Também chove no norte de Mato Grosso, mas de forma isolada e pouco volumosa. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo firme predomina.

A sexta-feira será marcada por chuva e temporais isolados entre Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e também no norte de Mato Grosso, devido à combinação entre calor e umidade. Atenção para o risco de trovoadas, ventos moderados e eventual queda de granizo nestas áreas. Nas demais regiões do Centro-Oeste, tempo seco e quente. No sul de Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento podem alcançar os 50km/h.

NORDESTE

Nesta quinta-feira há previsão de chuvas no sul e leste do Maranhão, bem na divisa com o Piauí, que por sua vez terá instabilidades no sul, oeste e norte do estado. Na Bahia o tempo segue seco, mas já há indício de algumas garoas chegando pelo noroeste do estado.

Na sexta-feira as chuvas finalmente chegam à parte das lavouras da Bahia, principalmente na parte noroeste. No Piauí as chuvas se espalham de norte a sul e ficam mais volumosas. Somente o extremo leste do estado seguirá seco. No Maranhão as chuvas também ganham mais volume, com chance para temporais na parte leste do estado. Entretanto parte do centro-norte segue seco.

NORTE

Quinta-feira ainda com condição para chuva e temporais pela região Norte do país. A Zona de Convergência Intertropical provoca chuva com trovoadas entre o norte do Pará e Amapá. Enquanto isso, no oeste da região áreas de instabilidade no alto da atmosfera seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas e temporais isolados. A chuva deve retornar aos poucos entre o norte e centro do Tocantins, incluindo a capital Palmas. Mas o sul do estado segue com tempo seco.

A sexta-feira será de tempo instável marcando presença em toda a região Norte do Brasil, com destaque para o oeste e norte do Amazonas, onde os volumes de chuva tendem a ser mais elevados e há risco para fortes temporais, inclusive na Grande Manaus. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável na região norte do Amapá, onde a chuva também ocorre com forte intensidade. A chuva também retorna ao Tocantins, mas de forma rápida e isolada.