Notícias - Soja Brasil

Soja: dia será marcado por tempo seco no Sul e temporais no Maranhão

O Sudeste segue sem previsão de chuvas nas áreas de soja. No Centro-Oeste as instabilidades ficam restritas a parte norte dos estados

Os produtores do Rio Grande do Sul já estão perdendo as esperanças de recuperar algo em suas lavouras de soja. Isso porque o clima não está colaborando e o tempo seco deve perdurar os dois próximos dias. No Nordeste a condição é diferente e as chuvas seguem recuperando as plantas que sofriam por estresse hídrico. No Maranhão um alerta para temporais.

SUL

Para não haver expectativa a previsão do tempo para esta quarta e a próxima quinta-feira é de tempo seco em todas as áreas de soja do Sul do país. As temperaturas máximas podem bater os 32ºC em alguns municípios do Rio Grande do Sul na quinta.

SUDESTE

Nesta quarta-feira também não deve chover nas áreas de soja do Sudeste. Algumas instabilidades estão estacionadas no norte de Minas Gerais e por lá devem ficar.

CENTRO-OESTE

São esperados elevados acumulados de chuva em toda a faixa norte de Mato Grosso e Goiás. A chuva vem na forma de pancadas isoladas, especialmente no final da tarde, e ainda acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento moderadas. Nas demais áreas de ambos os estados, os volumes serão menores, e a chuva vem com fraca intensidade. Apenas sobre Mato Grosso do Sul, que o avanço de uma massa de ar seco garante mais um dia sem previsão de chuva e com baixos níveis de umidade relativa do ar, que fica inferiores aos 30% em grande parte do estado durante as horas mais quentes do dia. Atenção para as temperaturas bastante elevadas, que devem ultrapassar facilmente os 35°C em diversos municípios sul mato-grossenses.

NORDESTE

O Nordeste do país segue com previsão de muitas chuvas nesta quarta-feira, pelo menos na Bahia, onde os maiores acumulados acontecem ali próximo a Barreiras, com pelo menos 25 mm. No Piauí são esperadas algumas garoas na maioria dos municípios produtores.

personagem banner

Já no Maranhão são esperados verdadeiros temporais ali na região de Balsas, que pode receber, só nesta quarta, mais de 90 mm acumulados.

NORTE

Na quarta-feira há risco de temporais em áreas pontuais como na região central e leste do Amazonas, faixa leste e sul do Pará e ainda sobre o Tocantins, onde são esperados acumulados entre 30 a 50mm. Já em outras áreas como o Acre, boa parte do Amazonas e Pará pancadas de chuva isolada e sem grande intensidade. No estado de Roraima e o noroeste do Pará, a expectativa é de céu claro com poucas nuvens ao longo do dia.

Veja mais notícias sobre soja