Notícias - Soja Brasil

Soja: fim de semana com tempo seco no Sul e chuvas fortes no Nordeste

Algumas cidades do Piauí devem receber até 80 mm acumulados no sábado. Confira a previsão do tempo completa para cada região!

Chuvas nas áreas de soja do Nordeste

O fim de semana não deve registrar nenhuma mudança para o clima do que já e foi visto durante a semana. Ou seja, o Sul do Brasil seguirá com tempo firme, assim como Mato Grosso do Sul e São Paulo. Enquanto as instabilidades afetam o Norte, Nordeste, parte do Centro-Oeste e Nordeste. As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e Inmet. Confira a previsão abaixo:

A partir de agora deixaremos um espaço para que os leitores peçam a previsão de 15 dias para sua região. Elas serão divulgadas na previsão do tempo do dia seguinte (publicada pela manhã na página do Projeto Soja Brasil). Para isso, ao final da página, no campo “Deixe um comentário”, basta colocar o nome completo e a cidade para a previsão do tempo e conferir no dia seguinte, no final do texto! 

No fim do texto, daremos a previsão de chuvas e temperaturas para os leitores: Mara Gangini, de Frutal, Minas Gerais e João Rodrigues, de Juripiranga, Pernambuco

SUL

O fim de semana promete ser seco para os três estado da região Sul do país. Não há chance de qualquer chuva nas áreas de soja. As temperaturas também se elevam um pouco mais se comparada aos dias anteriores.

SUDESTE

O fim de semana será marcado por tempo seco em boa parte de São Paulo. A exceção segue sendo o extremo norte do estado, na divisa com Minas Gerais. Ainda assim os acumulados serão muitos baixos.

Em Minas Gerais as chuvas devem afetar a parte sudoeste do estado desde esta sexta-feira, até o domingo, praticamente. Mas de maneira manchada, ou seja, chove em uma cidade e ao lado o tempo segue firme. As instabilidades, de maneira geral, serão de volumes baixos no máximo 5 mm e ficarão restritas ao Triângulo Mineiro e sul do estado.

CENTRO-OESTE

Nesta sexta-feira o tempo firme ainda chama a atenção em todo o estado de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso sob a influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Por outro lado, a chuva ainda não dá trégua no estado de Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso especialmente em áreas mais ao norte do estado onde são esperados volumes expressivos. Não se descarta também o risco de trovoadas entre o leste mato-grossense e o norte goiano devido a atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.

No sábado nenhuma grande novidade. Acumulados significativos ainda são esperados sobre o norte de Mato Grosso. Serão pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria. Trovoadas também podem ser registradas entre o centro-sul de Mato Grosso e o estado de Goiás, além do Distrito Federal, mas por enquanto nenhuma grande preocupação. Já em boa parte de Mato Grosso do Sul, o que chama a atenção é o tempo seco.

No domingo o tempo firme ainda predomina na maior parte do estado sul-mato-grossense devido a atuação da massa de ar seco. Nas demais áreas tem condição de chuva, aliás, com volumes elevados na metade leste de Mato Grosso e no sudoeste de Goiás.

NORDESTE

Até existe a previsão de garoas no oeste da Bahia neste fim de semana, mas elas não serão generalizadas, o que significa que devem afetar uma ou outra cidade apenas. Em Barreiras, por exemplo, chove nesta sexta (2 mm), e fica seco no sábado e no domingo. Enquanto em Correntina não chove nenhum dia.

No Piauí a situação é diferente, as chuvas devem se estender até domingo. Elas afetam principalmente o centro e o norte do estado. Nesta sexta os maiores acumulados acontecem em Picos, com até 15 mm acumulados. No sábado é a vez de Uruçuí, mas por lá os acumulados assustam, com até 80 mm. No domingo, são esperados apenas garoas com menos de 5 mm.

No Maranhão a situação é parecida, chove todos os dias, mas a cada dia ´s maiores acumulados afetam uma parte do estado. Nesta sexta-feira são esperados mais de 25 mm em Balsas. No sábado é a vez de Estreito registrar pelo menos 40 mm acumulados. No domingo ainda chove em todo o estado, mas são esperados apenas garoas.

NORTE

A sexta-feira será mais um dia de chuva na região nortista devido a combinação de várias instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Uma chuva que acontece de forma rápida, intercalada com períodos de sol e elevação da temperatura. Volumes expressivos devem ser registrados desde o noroeste do Amazonas até o Amapá. No norte do Tocantins, há potencial para trovoadas, mas já não são esperados grandes volumes. No Acre, uma exceção, o tempo firme predomina sob efeito de uma massa de ar seco.

No sábado, a expectativa é de chuva sobre toda a região nortista devido a atuação de várias instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. De modo geral, volumes expressivos podem ser registrados na maior parte do Amazonas, em todo o estado do Pará, no Amapá e no estado do Tocantins. O tempo firme ainda predomina no Acre e no sudoeste do Amazonas.

No domingo este mesmo cenário de chuva em toda a região e de acumulados expressivos em grande parte dela. Aliás, neste domingo, a chuva promete ganhar força inclusive sobre Roraima. Enquanto isso, o tempo firme ainda predomina entre Acre e sudoeste do Amazonas.

PREVISÃO DOS LEITORES

Mara Gangini, de Frutal, Minas Gerais

João Rodrigues, de Juripiranga, Pernambuco

Veja mais notícias sobre soja