Soja Brasil

Soja: Paraná segue com muitas chuvas, enquanto o Sudeste terá tempo mais firme

As fortes chuvas que afetaram o país nos últimos dias, agora afetam apenas parte de algumas regiões. O tempo seco avança e deixa estados inteiros sem chuvas

O Paraná e Santa Catarina seguem recebendo muitas chuvas nos próximos dias, há inclusive chance para temporais com 100 mm acumulados em parte do oeste paranaense. Já no Sudeste o tempo firme avança e afeta quase toda São Paulo e Minas Gerais.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

As fortes chuvas seguem afetando o Paraná e Santa Catarina nesta quarta-feira. Os maiores acumulados ocorrem em uma faixa que vai desde o noroeste paranaense, próximo a Goioerê, até a divisa sul. Os acumulados tendem a não ser tão elevados como no dia anterior, mas algumas áreas seguem com previsão de temporais. O Rio Grande do Sul segue com chuvas previstas apenas na parte norte do estado.

O noroeste paranaense seguirá com chuvas volumosas e temporais na quinta-feira. Cidades como Cafelândia (175 mm) e Goioerê (100 mm) podem registrar problemas com os altos acumulados de água em dois dias. O restante do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul seguem com previsão de instabilidades, mas com acumulados menores.

SUDESTE

Nesta quarta-feira boa parte de São Paulo e Minas Gerais terão tempo firme e seco. Há chance de garoas leves no noroeste mineiro e de algumas chuvas no oeste e extremo sul paulista.

Na quinta-feira pouca coisa muda e o tempo firme segue atuando sobre boa parte de São Paulo e Minas Gerais. Há chance para chuvas leves no extremo sul mineiro e sul e oeste paulista.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira chove em grande parte da região Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul a chuva ocorre a qualquer hora do dia, só que é a tarde que as chuvas são mais intensas, na forma de temporais, com raios, ventos e até queda de granizo. Atenção aos volumes de chuva altos na metade sul de Mato Grosso do Sul e na metade noroeste de Mato Grosso. Por outro lado, o ar mais seco deixa o tempo firme entre o leste de Goiás e o Distrito Federal.

Na quinta-feira, atenção novamente à chuva volumosa sobre o oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Mato Grosso, com riscos para alagamentos e enxurradas. Nessas áreas os temporais ocorrem ao longo do dia, e são mais fortes à tarde. Aliás, em grande parte da região Centro-Oeste as chuvas ocorrem à tarde, na forma de temporais. Na maior parte da região faz calor, com exceção do noroeste de Mato Grosso e no sul de Mato Grosso do Sul. Já o tempo firme está previsto no leste de Goiás e no Distrito Federal.

NORDESTE

Nesta quarta-feira pode garoar em algumas áreas localizadas no oeste da Bahia, mas elas serão localizadas e, se acontecerem, não afetarão toda a região. No Piauí a previsão indica chuvas de norte a sul do estado, mas elas serão manchadas e com baixos acumulados. No Maranhão, exceto o extremo norte, todo o estado pode ter chuvas, também manchadas e com baixos acumulados. Somente no oeste, próximo a Imperatriz há chance de temporais.

Na quinta-feira as chuvas seguem atuando somente sobre a parte de cima do oeste da Bahia e com baixos acumulados. No Piauí há chance para chuvas mais intensas chegando pelo centro-oeste do estado. No sul piauiense também chove, mas com menos acumulados. No Maranhão, se a previsão se confirmar, a quinta será bastante chuvosa para praticamente todo o estado.

NORTE

Na quarta-feira, a chuva é forte em boa parte da região Norte, com acumulados mais elevados entre Rondônia, Acre, Amazonas e no Pará, além do Amapá. Em Tocantins, apesar dos acumulados não serem tão altos, há riscos de temporais, em especial à tarde. Por fim, o tempo será firme apenas em Roraima.

Na quinta-feira, os temporais seguem pela região Norte do país, e as chuvas ocorrem ao longo do dia, sendo mais fortes no período da tarde. Atenção aos volumes de chuva elevados em Rondônia, no leste do Acre, no Amazonas, no oeste e norte do Pará e no Amapá. Já no Tocantins, que apesar de não apresentar acumulados tão altos, têm temporais mais fortes, e com riscos até de queda de granizo, e rajadas de vento. Por outro lado, o tempo será firme no sudeste do estado.

Leia mais notícias sobre soja