Soja Brasil

Soja: previsão do tempo indica temporais no último dia do ano

Segundo a meteorologia, as regiões Sul e Sudeste devem ser as mais afetadas pelos transtornos. Confira a previsão completa para sua região!

Os dois últimos dias do ano serão marcados por tempo chuvoso no Norte, Sul, parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Somente a região Nordeste seguem com poucas ou nenhuma previsão de instabilidades até quinta-feira.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Nesta quarta-feira as chuvas permanecem atuando sobre o Sul do país. No Paraná, a tendência é que as instabilidades afetem toda a parte centro-leste e norte do estado, mas de maneira manchada. Em Santa Catarina há chance de pancadas na parte norte do estado, também de maneira manchada. Já o Rio Grande do Sul terá chuvas na parte sul. O miolo envolvendo o norte gaúcho, oeste e sul catarinense e sudoeste do Paraná terá tempo firme.

Já na quinta-feira, véspera de Ano Novo, a região Sul receberá temporais, que vão desde o noroeste, leste e noroeste do Paraná, passando pelo leste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. O restante da região também terá chuvas, mas com menor intensidade.

SUDESTE

O dito popular que São Paulo é a terra da chuva resume bem a situação do estado, que nesta quarta-feira segue com previsão de instabilidades de norte a sul, os acumulados não serão grandes. Em Minas Gerais há chance para chuvas no extremo sul do estado, o restante segue com tempo firme e seco.

Já na quinta-feira, as chuvas se intensificam em toda São Paulo e há chance para temporais na parte leste e também no oeste do estado. Em Minas Gerais as chuvas seguem restritas ao sul e parte do triângulo mineiro.

CENTRO-OESTE

Durante a quarta-feira, os temporais seguem marcando presença durante a tarde sobre grande parte da região Centro-Oeste do Brasil, e mesmo que de forma isolada, não se descarta a chance para ventania, eventual queda de granizo e chuva forte. Com destaque para o norte de Mato Grosso do Sul, onde serão observados os maiores acumulados. Somente entre o centro-norte de Goiás a chuva ocorre de maneira mais fraca e pontual.

No último dia de 2020, a combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera, mantém o risco para chuva forte e temporais isolados em grande parte da região Centro-Oeste do Brasil, onde mais uma vez há risco para vendaval (especialmente em Mato Grosso do Sul) e eventual queda de granizo. Na região norte de Goiás o tempo firme predomina.

NORDESTE

Nesta quarta-feira não há previsão de chuvas para as áreas de soja da Bahia ou do Piauí. Somente o Maranhão pode ter algumas garoas na parte central do estado.

Na quinta-feira o tempo seco segue dando o tom na Bahia, Piauí e praticamente todo o Maranhão.

NORTE

Na quarta-feira, há formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva variando de moderada à forte intensidade entre o norte do Pará e Amapá, onde os acumulados de chuva serão mais elevados. Chuva mais forte também é esperada para o norte do Amazonas, inclusive na Grande Manaus. Nas demais áreas da região Norte, a chuva ocorre na forma de temporais isolados entre a tarde e noite, exceto no sudeste de Tocantins, onde o tempo firme predomina.

Durante a quinta-feira há previsão para pancadas isoladas de chuva em grande parte da região Norte do Brasil, onde mesmo que de forma pontual, a chuva vem acompanhada por trovoadas e ventos moderados. Destaque para o norte do Amazonas, noroeste do Pará e Roraima, onde os acumulados de chuva tendem a ser mais elevados. No centro-sul de Tocantins o tempo firme segue predominando.

Leia mais notícias sobre soja