Soja Brasil

Soja: Rio Grande do Sul, Bahia e boa parte de Minas Gerais seguem com tempo seco

Já os demais estados que compõem estas regiões seguem com chuvas. No Paraná há chance para temporais. Veja a previsão!

Dizer que há previsão de chuvas para todas as regiões do país não é errado, mas não mostra a realidade. Na verdade, estados de cada uma das regiões terão tempo seco nestes próximos dias. Como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Tocantins.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Nesta terça-feira, quase todo o Paraná deve ter chuvas bastante volumosas e até temporais. Em Santa Catarina as chuvas também afetam todo o estado, mas com mais intensidade no nordeste. Já o Rio Grande do Sul segue com previsão de chuvas apenas para o norte do estado, sem grandes acumulados.

Na quarta-feira o cenário na região é praticamente o mesmo. Chuvas em todo o Paraná e Santa Catarina, com chance para maiores acumulados no oeste paranaense. NO Rio Grande do Sul as instabilidades se mantém sobre o norte do estado.

SUDESTE

Nesta terça-feira as chuvas seguem atuando sobre todo o estado de São Paulo, parte do triângulo mineiro e sul de Minas. O restante das áreas mineiras terá tempo firme e seco.

Na quarta-feira quase nada muda e São Paulo segue com chuvas de norte a sul, enquanto Minas Gerais tem chuvas no sul e uma pequena parte do triângulo mineiro.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira, tempo aberto, ensolarado e quente no leste, centro, norte de Goiás e também sobre o Distrito Federal, por causa de uma massa de ar seco que ganha força. Em outras áreas, no entanto, ainda chove em forma de pancadas, após uma tarde abafada. Tem previsão inclusive de queda de granizo e rajadas de vento de até 70km/h nas áreas de Mato Grosso do Sul que ficam mais próximas ao Paraguai.

Na quarta-feira, segue a condição para temporais em Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande, com elevados volumes previstos no sul do estado. Isso por conta da atuação de áreas de instabilidades em diversos níveis da atmosfera, somadas ao transporte de umidade da Amazônia. Em outras áreas, as instabilidades diminuem um pouco mais. O tempo firme predomina entre o norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso.

NORDESTE

Nesta terça-feira a Bahia segue sem previsão de chuvas para as áreas de soja. No Piauí as instabilidades atuam sobre a parte norte, mas com baixos acumulados e de maneira manchada. No Maranhão as chuvas se espalham desde o sul até o norte do estado, mas com baixos acumulados e muito manchadas.

Na quarta, pouca coisa muda e o tempo seco segue prevalecendo em todas as áreas de soja da Bahia. No Piauí já não serão chuvas manchadas no norte, agora há chance até para temporais. Já no Maranhão as chuvas se espalham, atuando sobre o leste e o sul, sem se conectarem, ou seja, o centro do estado, o norte e parte do oeste seguem secos.

NORTE

Na terça-feira, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis com centro sobre Tocantins mantém maior parte daquele estado com tempo firme, inclusive na capital Palmas, e chuvas em forma de pancadas com trovoadas no norte do estado e no leste do Pará. No Amapá atua a Zona de Convergência Intertropical e nas demais áreas da região Norte, é a Alta da Bolívia que traz pancadas de chuva.

Quarta-feira com condição para chuva em grande parte do Norte do país. Os maiores acumulados devem ocorrer entre o Amazonas e o Acre. Nas demais áreas a chuva ocorre com menores volumes, mas ainda vem acompanhada de descargas elétricas. Essa chuva deve ocorrer especialmente na parte da tarde, por conta da atuação da Alta da Bolívia. Tempo firme persiste no Tocantins.

Leia mais notícias sobre soja

TEMPO