A quinta-feira será marcada por chuvas no Centro-Oeste e parte do Nordeste, enquanto o Sul e São Paulo seguem secos. Na sexta-feira, pouca coisa muda, entretanto algumas áreas do Nordeste podem receber fortes chuvas. As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e Inmet. Confira abaixo!
A partir de agora deixaremos um espaço para que os leitores peçam a previsão de 15 dias para sua região. Elas serão divulgadas na previsão do tempo do dia seguinte (publicada pela manhã na página do Projeto Soja Brasil). Para isso, ao final da página, no campo “Deixe um comentário”, basta colocar o nome completo e a cidade para a previsão do tempo e conferir no dia seguinte, no final do texto!
No fim do texto, daremos a previsão de chuvas e temperaturas para o leitor Alfredo Zefenon, de Campo Maior, Piauí
SUL
A previsão do tempo para o Sul do país não mudou e o tempo seco persiste em todos os estados nestes dois próximos dias. As temperaturas mínimas devem bater os 6°C em Santa Catarina nesta quinta-feira, mas sobem para 10°C na sexta, também em Santa Catarina. Nos demais estados os termômetros variam de 16°C a 18°C.
SUDESTE
A quinta-feira será marcada por tempo seco em boa parte das lavouras que ainda tem soja a ser colhida em São Paulo. Somente o extremo norte do estado há chance de algumas chuvas de até 15 mm, em Franca. Já em Minas Gerais as chuvas seguem bastante espalhadas pelo estado. Os maiores acumulados acontecem ali próximo a Paracatu e Unaí, com mais de 15 mm.
Na sexta-feira pouca coisa muda pra São Paulo, mas em Minas as chuvas ficam um pouco mais manchadas, apesar de ainda atingirem o estado de norte a sul. Os maiores acumulados acontecem em Ituiutaba, com 14 mm.
CENTRO-OESTE
Nesta quinta-feira pouca coisa muda no cenário de chuva do Brasil central. Acumulados expressivos ainda devem ser registrados desde o noroeste de Mato Grosso até o leste de Goiás. Em Cuiabá chove, mas em forma de pancadas rápidas intercaladas com maiores períodos de sol. Já em Campo Grande, assim como em todas as demais áreas de Mato Grosso do Sul, o tempo firme vai predominar ao longo do dia devido a presença de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação das instabilidades. Tempo firme também no sudoeste mato-grossense.
Na sexta-feira o tempo firme ainda chama a atenção em praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso. Por outro lado, a chuva ainda não dá trégua no estado de Goiás e na maior parte de Mato Grosso especialmente na metade norte e leste do estado onde são esperados volumes expressivos, não se descartando também o risco de temporais com trovoadas devido a atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.
NORDESTE
As chuvas seguem afetando todo o oeste e interior da Bahia nesta quinta-feira. Elas serão manchadas, ou seja, enquanto chove 15 mm em Barreiras, em Correntina, nem deve garoar. No Piauí então, as instabilidades estão tão manchadas e espalhadas que, no geral, não deve chover. Em algumas áreas de soja, como em Bom Jesus, são esperados apenas 2 mm. No Maranhão a situação é parecida com a do Piauí, com a diferença que no sul do estado as chuvas serão mais intensas, na casa dos 15 mm, ali próximo a Carolina.
Na sexta-feira as chuvas retornam com intensidade para todo o Maranhão, tanto que em Chapadinha são esperados mais de 40 mm acumulados. No Piauí a tranquilidade dá espaço a preocupação, principalmente no centro norte do estado, onde algumas áreas podem receber até 100 mm acumulados. Só em Luzilândia, são esperados mais de 60 mm. Na Bahia o tempo volta a secar na parte oeste e não são esperados nem garoas no dia.
NORTE
Nesta quinta-feira a condição é de chuva em toda a região Norte do Brasil. Tem possibilidade de chuva em Boa Vista (RR), mesmo que de forma rápida, isolada e sem grandes acumulados. A chuva mais expressiva ainda deve ocorrer entre Rondônia, sudeste do Amazonas, sul do Pará e sudoeste do Tocantins. Atenção redobrada também no nordeste do Pará, em Belém inclusive a chuva pode ser volumosa. Chuva sobre o estado do Amapá a partir desta quinta-feira.
A sexta-feira será mais um dia de chuva generalizada na região Norte devido a combinação de várias instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. Uma chuva que acontece de forma rápida, intercalada com períodos de sol e elevação da temperatura. Volumes expressivos devem ser registrados desde o noroeste do Amazonas até o Tocantins.
PREVISÃO DOS LEITORES
Alfredo Zefenon, de Campo Maior, Piauí