Soja Brasil

Soja: semana começa com previsão de chuvas no Sul e Nordeste do país

O tempo mais seco deve ficar restrito ao centro norte de Minas Gerais e sul da Bahia. Confira a previsão do tempo completa!

Os dois primeiros dias de fevereiro mostram que as áreas de soja do Sul e do Nordeste podem ter chuvas. Também chove em parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Nestas áreas há períodos e regiões que enfrentarão tempo firme.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

O dia será marcado por chuvas em toda a região Sul do país. A parte leste tende a ter instabilidades manchadas e pouco volumosas. Já o oeste paranaenses deve registrar os maiores acumulados no dia.

Na terça-feira ainda há chance de chuvas em toda a região, mas desta vez pode ser manchada nos três estados. Os volumes acumulados também tendem a ser bem menores que os registrados nos últimos dias.

SUDESTE

O dia deve ser chuvoso nas áreas de soja de São Paulo, triângulo mineiro e sul de Minas Gerais. O restante das áreas de soja mineiras ficarão com tempo firme e seco.

Nas terça-feira as chuvas seguem atuando sobre todas as áreas de soja de São Paulo, triângulo mineiro, sul e oeste de Minas Gerais. Os volumes tendem a ser menores, com chuvas manchadas no oeste paulista.

CENTRO-OESTE

Nesta segunda-feira, a chuva pode vir pontualmente forte com trovoadas, mas em forma de pancadas. No leste de Goiás e Distrito Federal, a chuva é bem localizada, atingindo apenas uma ou outra cidade. Por fim, ventos sopram com até 50km/h no oeste de Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira, as condições de tempo pouco mudam no Brasil central e se formam nuvens carregadas em toda a região, com chuvas em forma de pancadas com trovoadas após uma tarde quente. Destaque para áreas do norte de Mato Grosso, que devem receber os volumes mais expressivos. Entre o sul de Mato Grosso e o leste de Goiás, a chuva vem mais localizada e passageira. Por outro lado, temporais se espalham no sul e oeste de Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

Nesta segunda-feira o oeste da Bahia tende a receber algumas chuvas. Ela serão manchadas e não devem chegar ao sul desta região. O Piauí também terá instabilidades espalhadas na parte sul do estado, os volumes não devem ser grandes. Chuvas manchadas também no Maranhão, desde o nordeste até o sul do estado.

Na terça-feira a previsão indica chuvas mais consistentes no oeste da Bahia, desta vez afetando toda a região. No Piauí uma faixa de instabilidades traz chuvas volumosas desde o sul até o leste do estado. No Maranhão a tendência é de tempo firme e seco em quase toda a região, exceto no extremo sul.

NORTE

Nesta segunda-feira, a chuva persiste com elevados acumulados neste início de fevereiro na região Norte. Destaque para os volumes mais expressivos no Amazonas, Amapá e faixa nordeste e leste do Pará. Além disso, no Tocantins há previsão de muitas trovoadas e até eventual granizo. Mesmo com as instabilidades, segue a sensação de abafamento.

Na terça-feira, o tempo começa a ficar mais firme em Roraima, com predomínio de sol e calor. Por outro lado, áreas de instabilidade tropicais, continuam favorecendo pancadas de chuva com trovoadas nas demais áreas da região Norte. Destaque para os maiores acumulados no norte de Rondônia, sudoeste e leste do Pará, Amapá, norte do Tocantins e centro e sul do Amazonas.