Notícias - Soja Brasil

Soja: terça-feira de tempo seco para Sul, Sudeste e Bahia

Segundo a meteorologia, somente o Piauí e Maranhão terão bons volumes de chuvas na parte de cima do Brasil. O Centro-Oeste também segue com instabilidades

Enquanto os produtores de soja do Rio Grande do Sul e Bahia rezam por chuvas para que as plantas se recuperem, no Centro-Oeste o desejo é de diminuição das mesmas, para que a colheita avance. Mas nenhum dos pedidos foi atendido nesta terça-feira. Confira abaixo a previsão do tempo para cada estado.

SUL

O dia deve ser mais seco no Sul do país nesta terça-feira. Algumas garoas serão vistas apenas em alguns municípios na parte oeste do Rio Grande do Sul, mas de maneira bastante manchada e pontual, como em Frederico Westphalen, com menos de 1 mm.

SUDESTE

A tendência é de uma terça-feira mais seca também no Sudeste do país. Algumas manchas pontuais de garoas pode acontecer na parte leste de Minas Gerais e norte de São Paulo, próximo a Americana, com 1 mm.

CENTRO-OESTE

Terça-feira com tempo instável e chuva sobre a maior parte do Centro-Oeste devido a atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera. Atenção redobrada em Mato Grosso do Sul com potencial de chuva mais expressiva e risco de temporais com descargas elétricas, ventania e até eventual queda de granizo. Entre Goiás e Mato Grosso, a chuva deve ser rápida e sem grande intensidade. Enquanto isso, áreas do Distrito Federal e leste de Goiás devem ficar com tempo firme, sol entre poucas nuvens devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

NORDESTE

O tempo seco segue persistindo na Bahia nesta terça-feira, atrapalhando muito o desenvolvimento da soja. Já no Piauí, da parte central a parte norte deve chover bastante. Em Floriano (PI), por exemplo, pode acumular até 30 mm. No Maranhão as chuvas também serão volumosas desde o centro até o norte do estado. Em Estreito (MA), deve acumular até 15 mm.

NORTE

Terça-feira com chuva em toda a região Norte do Brasil devido a atuação das instabilidades tropicais. Serão pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Potencial para chuva mais significativa entre o norte do Amazonas, norte do Pará e especialmente no Amapá, muito por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), faixa de nuvens mais carregadas formada nas áreas mais ao norte do Brasil nesta época do ano.