O pós-feriado da Independência será de sol e chuva ao longo de todo o Brasil. De acordo com boletim da Climatempo, deve chover em quatro das cinco regiões geográficas do país nesta quinta-feira (8). Apesar disso, o sol tende a predominar em algumas localidades ao decorrer do dia.
+ La Niña até o verão de 2023 pode levar à quebra de safra de soja no Sul
A combinação de sol e chuva tende a ocorrer, por exemplo, em parte do Sudeste. Como um todo, a região contará com “temperaturas em elevação”. No entanto, no sul mineiro e na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro — ou seja, no Vale do Paraíba — são aguardadas pancadas isoladas.
Para esta quinta, a única região que não deve ter registro de chuva em nenhum ponto é o Centro-Oeste. Além disso, a equipe da Climatempo alerta para o fato de a umidade relativa do ar (UR) seguir em níveis baixos — o que pode culminar no surgimento de novos focos de incêndio.
Previsão do tempo com sol e chuva
Veja, a seguir, o resumo da previsão do tempo — com sol e chuva — para as cinco regiões brasileiras. As informações são da Climatempo e válidas para quinta-feira (8).
-
Sul
A temperatura sobe um pouco mais e, dessa forma, o sol volta a predominar. Não há expectativa de chuva para toda a região.
-
Sudeste
Sol e temperaturas em elevação. Só há possibilidade de algumas pancadas isoladas de chuva no sul de Minas Gerais e na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro.
-
Centro-Oeste
A região segue sem chuva. A previsão é de sol em todas as áreas e as temperaturas entram em elevação. Faz calor ao longo da tarde e, além disso, a umidade relativa do ar fica baixa.
-
Nordeste
O dia fica mais instável no sul e no litoral da Bahia, ainda com muitas nuvens e chance de chuva em vários momentos. Nas demais áreas do litoral leste da região, a chuva é passageira, com, todavia, sol predominando.
Por outro lado, o tempo segue firme nas outras áreas do Nordeste, com sol e calor, inclusive na área que engloba três capitais nordestinas: Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA).
-
Norte
Quinta-feira de tempo firme e muito sol no Acre, no sul de Rondônia e em todo o Tocantins. Além disso, as demais áreas da região ainda podem ter algumas pancadas de chuva. O risco de chuva forte e volumosa é maior, no entanto, sobre o Amazonas.