Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Parte do Sul deve receber 130 milímetros de chuva até sábado

Uma nova frente fria chega à região nesta quarta-feira, 20, e pode levar algumas áreas a registrarem rajadas de vento de 90 km/h

A metade sul do Rio Grande do Sul é a região do estado com os menores índices de água disponível no solo. Mas desde a tarde desta quarta-feira, 20, já chove nessas áreas com a chegada de uma frente fria. O volume ainda não é elevado em Uruguaiana, sequer chega a 10 milímetros, mas até sábado podemos registrar 130 milímetros.

Santa Catarina, que também sofre com a estiagem, não teve chuva forte ainda, mas as trajadas de vento chegaram aos 90 km/h, anunciando a chegada do sistema. Até a sexta-feira, 22, a frente fria avança para áreas do Paraná e de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A partir do sábado, 23, a frente fria já se afasta do Sul. Assim, o volume e a abrangência das chuvas diminuem do Rio Grande do Sul a Santa Catarina.

No entanto, a chuva deixa de ser o destaque e passa a ser o frio. No fim de semana, a temperatura diminui bastante e a combinação de elevada umidade do ar e baixa temperatura causa queda de neve nas áreas mais elevadas de Santa Catarina na madrugada e noite do domingo. Em locais onde o tempo já abre, o frio é mais seco, mas a chance de geada é baixa em áreas produtoras.

Retrospectiva

Nos últimos sete dias, duas frentes frias passaram sobre o Sul do Brasil e, embora a chuva não tenha sido intensa, foi suficiente para manter a umidade do solo elevada em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ajudando na instalação do trigo. Além disso, chama a atenção a elevação do nível de rios e arroios, sinalizando alívio na grave estiagem.

Mesmo com o retorno da chuva nesse mês de maio, a situação de baixa disponibilidade hídrica segue nas 25 bacias gaúchas e a condição hidrológica ainda é de alerta para as bacias de Gravataí, Lago Guaíba, Sinos, Cai, Baixo Jacuí, Alto Jacuí, Taquari-Antas, Camaquã, Apuaê-Inhandava e Rio Uruguai. Até o momento, 78% das cidades do Rio Grande do Sul decretaram emergência por estiagem.

Sair da versão mobile