QUINTA-FEIRA

Previsão do tempo: Sul terá até 70 mm de chuvas; no Nordeste, pancadas não revertem seca

Por enquanto nada muda no Nordeste e as chuvas continuam irregulares e mal distribuídas, além de pouco expressivas

chuvas - pancadas de chuva
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Confira como o clima irá se comportar em todas as regiões do país nesta quinta-feira (7):

Sul

Com o avanço da frente fria, uma massa de ar seco chega e garante o tempo firme em boa parte do Rio Grande do Sul. Porém, o maior destaque continua sendo as chuvas intensas e fortes em Santa Catarina e no Paraná. O volume de chuva pode variar entre 25 e 70 milímetros, não se descartando o potencial para transtornos especialmente no leste catarinense.

Sudeste

Pancadas de chuva ainda se espalham pelo estado de São Paulo e de forma mais pontual entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais nesta quinta-feira. O volume de chuva pode ser mais elevado no território paulista e no sul mineiro, não se descartando o potencial para transtornos. Além disso, temporais com ventos, raios e granizo podem ser registrados até o final do dia.

Centro-Oeste

A chuva volta a ganhar intensidade sobre o Centro-Oeste com a aproximação da frente fria que recebe o suporte de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente. O volume de chuva pode superar os 25 milímetros no centro e sul de Mato Grosso do Sul e no norte de Mato Grosso. Por conta da combinação entre calor e umidade, também há potencial para temporais ao longo do dia com ventos, raios e eventual queda de granizo.

Nordeste

Por enquanto nada muda no Nordeste e as chuvas continuam irregulares e mal distribuídas, além de pouco expressivas. Pancadas muito isoladas são esperadas com volumes entre 5 e 10 milímetros, ou seja, insuficientes para reverter o cenário de secas.

Norte

São esperadas pancadas de chuva em quase toda a região Norte do Brasil. O volume pode variar bastante de cidade para cidade. Alerta de volume acima dos 50 milímetros no noroeste do Amazonas, no leste também do Amazonas, norte de Rondônia e metade oeste do Pará. Vale ressaltar que a condição de chuva é menor em Roraima e no Tocantins.