
Quer saber a quantidade de chuva e como estarão os termômetros em sua região. O informativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) te conta em detalhes. Acompanhe a previsão entre esta segunda-feira (24) e a próxima (3 de março):
Sul
A semana inicia com tempo firme em quase toda a região. Contudo, a tendência é de aumento de nebulosidade e pancadas de chuva a partir de quarta-feira (26). Segundo o modelo climatológico, os acumulados de chuva podem ficar abaixo de 30 mm. Entretanto, a combinação de calor e umidade pode ocasionar precipitações localmente intensas, em forma de tempestades.
Sudeste
A tendência é de tempo firme em grande parte de Minas Gerais. Pancadas de chuvas podem ocorrer no Espirito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo de forma pontual, com volumes abaixo de 40 mm. Entretanto, podem ser localmente intensas devido à instabilidade gerada pela combinação de calor e umidade. Por outro lado, no sudeste de São Paulo, estão previstos volumes acima de 60 mm (tons de amarelo no mapa abaixo).
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Centro-Oeste
A combinação de calor e umidade mantém áreas de instabilidade em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, com pancadas de chuvas ao longo da semana. Acumulados acima de 80 mm (tons de vermelho) estão previstos para o noroeste de Mato Grosso, enquanto que no centro-leste de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul, a tendência é de redução das chuvas, com acumulados abaixo de 20 mm.
Nordeste
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a precipitação no norte do Maranhão, do Piauí e litoral do Ceará, com chuvas previstas acima de 80 mm. Na faixa leste da região, as chuvas poderão ocorrer em pontos isolados na forma de pancadas de chuva, com acumulados inferiores a 20 mm, enquanto na parte central da Bahia, de Pernambuco, oeste do Piauí, de Alagoas, a tendência é de tempo firme nos próximos dias.
Norte
As instabilidades associadas ao calor e à alta umidade mantém as pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm (tons de amarelo) em grande parte da região, com exceção de Roraima, onde as chuvas serão mais escassas, com volumes inferiores a 10 mm. A ZCIT posicionada mais a sul provocará acumulados acima de 80 mm no nordeste do Pará.
Temperaturas máximas
Para os próximos dias, temperaturas máximas permanecem elevadas em grande parte do Nordeste, com valores entre 26°C e 36°C, podendo ultrapassar 38°C em algumas localidades do interior. Na Região Norte, as máximas estarão entre 26°C e 34°C em grande parte da região.
As Regiões Centro-Oeste e Sudeste permanecem com temperaturas máximas elevadas, variando entre 28°C e 36°C em grande parte da região, com tendência a permanecer elevada ao longo da semana.
Enquanto isso, na Região Sul, as temperaturas continuarão elevadas em toda região, com 30°C e 36°C, podendo superar 38°C no Rio Grande do Sul.
Temperaturas mínimas
As temperaturas mínimas seguirão entre 22°C e 26°C na Região Norte, enquanto no Nordeste, as mínimas devem variar entre 18°C e 26°C, com menores valores nas regiões de serra da Bahia e de Pernambuco.
Já no Centro-Oeste, espera-se que as mínimas fiquem entre 20°C e 28°C ao longo da semana, enquanto que na Região Sudeste, as temperaturas variam entre 18°C e 26°C, com menores temperaturas na região serrana de Minas Gerais.
Na Região Sul, as mínimas estarão entre 16°C e 28°C. No dia 25 de fevereiro, as temperaturas mínimas na Região Norte estarão entre 22°C e 26°C, enquanto no Nordeste, entre 18°C e 26°C.
Na Região Centro-Oeste, as mínimas ficarão entre 22°C e 26°C, enquanto na Região Sudeste variará entre 18°C e 24°C. Na Região Sul estão previstas mínimas entre 16°C e 26°C, com menores temperaturas em regiões de serra de Santa Catarina.