Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

QUE FRIO!

Temperaturas abaixo de zero marcam as manhãs até metade da semana

Clima deve esquentar gradualmente a partir de quinta-feira (15)

frio - geada
Foto: Inmet

A Defesa Civil de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul emitiu alertas sobre o intenso frio que atinge a região Sul do Brasil nesta semana, com temperaturas que chegaram a cair abaixo de zero.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Friaca na terça-feira (13)

Na terça-feira (13), uma massa de ar seco e frio intensifica o frio em Santa Catarina, especialmente entre o Meio-Oeste e os planaltos, onde as mínimas variam de -1 °C a -5 °C. Em outras regiões, as mínimas ficam entre 0 °C e 7 °C, exceto nas áreas costeiras, onde devem ser registradas temperaturas na casa dos 10 °C. Além do frio intenso, houve condições para geada ampla e risco moderado a alto de desconforto térmico e hipotermia.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas também ficam negativas, com mínimas entre -4 °C e 0 °C em regiões como a Campanha, Sul, Centro, Norte, Vales e Serra. Em outras áreas, as temperaturas variam de 1 °C a 4 °C. A Defesa Civil alertou para a formação de geada em grande parte do estado, com máximas que não passaram de 13 °C.

Frio abranda no meio de semana

A quarta-feira (14) promete manter o frio, mas com menor intensidade. Em Santa Catarina, as temperaturas negativas devem se concentrar apenas nas áreas serranas, com mínimas entre 0 e -3°C. No Rio Grande do Sul, as mínimas devem variar de 1 a 5°C, com chance de geada ainda presente na Serra.

Quais cuidados tomar no frio

A Defesa Civil recomendou cuidados especiais durante esse período, como manter-se agasalhado e evitar locais com pouca ventilação. O alerta é especialmente importante para pessoas vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua.

Com o enfraquecimento da massa polar, as temperaturas devem começar a subir gradualmente a partir de quinta-feira (15), mas as manhãs ainda serão frias.

Sair da versão mobile