Com o afastamento da massa de ar frio, as temperaturas no Brasil voltarão a se elevar nos próximos dias. O Centro-Sul será especialmente afetada, com algumas áreas registrando temperaturas em torno de 5 ºC acima da média para esta época do ano. O tempo firme predominará, sem previsão de chuva.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A mudança na direção dos ventos, que passarão a soprar da faixa norte do país, contribuirá para a elevação gradual das temperaturas. Estes ventos, naturalmente mais quentes, favorecerão o aumento das temperaturas em amplas áreas da região Sul.
Regiões afetadas
De acordo com os mapas meteorológicos, as áreas do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná, sul e oeste de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso apresentarão temperaturas até 5 ºC acima da média ao longo dos próximos três dias (áreas em vermelho no mapa acima).
Já em boa parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina (áreas em laranja), o aumento será de até 3 ºC.
Tempo seco e baixa umidade relativa do ar
A chuva deve retornar aos estados do Sul e a Mato Grosso do Sul depois do dia 4 de agosto, ingressando inicialmente pelo Rio Grande do Sul e avançando gradativamente até o dia 10 de agosto.
Entretanto, a maior parte do Brasil permanecerá sem chuva, com o tempo seco predominando, o que é típico para esta época do ano.
Além disso, a umidade relativa do ar seguirá caindo a níveis críticos nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte, que não têm previsão de chuva no radar.